TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Matematica

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

                               COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Curso de Pedagogia - Licenciatura

Disciplina: Competências Profissionais

Taguatinga-DF

Novembro/2015

          INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho visa criar um projeto de alfabetização e letramento pautado na educação lúdica. Partindo da ideia que a criança aprende quando aquilo lhe traz prazer aprender brincando ou jogando traz resultados significativos neste processo de construção da aprendizagem.

Sabemos também que o processo de alfabetização e letramento deve ocorrer de forma eficaz na vida de uma criança, caso contrário ocorrera em danos posteriores na aprendizagem da criança.

Assim este projeto veem buscar uma maneira de aliar a prática lúdica  ao processo de ensino aprendizagem, de forma que a criança  possa desfrutar deste momento da melhor maneira possível.

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


1. PROJETO: Letramento e alfabetização através do lúdico
2. TEMA: A Ludicidade na alfabetização
3. PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano Ensino Fundamental I.
4. DURAÇÃO: Um semestre

Levantamento das hipóteses relativas à situação problema e o perfil da escola:
O perfil da escola escolhida é de periferia, um bairro pobre com problemas de infraestrutura, as famílias são carentes de baixa escolaridade e em sua maioria desempregados ou autônomos sem carteira assinada e com pouca informação. As crianças por sua vez não são motivadas a frequentarem a escola, não demonstram interesse pelos estudos o que exige que a gestão da escola faça um trabalho de equipe junto com a comunidade, pais e professores. Com base nessas informações faremos um projeto de acordo com a necessidade dessa turma de 25 alunos, sendo 15 meninas e 14 meninos, desses alunos 4 possuem dificuldades no processo de aquisição da leitura.

           

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A proposta sugerida foi inserir o lúdico para a intervenção no processo de aquisição dessas crianças, o lúdico e um recurso didático e dinâmico que garante resultados eficazes na educação garantindo a qualidade no processo educacional . De acordo com Furtado et al (2007), a ludicidade possibilita à criança se conhecer e constituir-se socialmente, já que ao brincar, ela assimila diferentes representações sobre o mundo e desenvolve inúmeras formas de se comunicar, vivenciar suas emoções, interagirem com outras crianças e adultos, melhorar seu desempenho físico-motor, nível linguístico e formação moralDesta forma brincando a criança desenvolve se melhor e aprende com mais prazer e facilidade.

O papel do professor e as relações que este estabelece dentro de sala são fundamentais o professor precisa estar atento e comprometido com sua prática pedagógica, inovar e buscar, alinhando se com práticas e observando a necessidade de cada aluno. O papel do professor frente à ludicidade se faz relevante na medida em que o mesmo possa oferecer as crianças interação, aprendizagem e possibilidades. A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, o jogo é uma maneira de as crianças interagirem entre si.

A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem. 
Contudo a escola de que estamos falando é uma escola que tem uma gestão focada no preparo dos seus professores visando o desempenho dos seus alunos, consciente das necessidades e da realidade social e cultural dos mesmos. Os aspectos que abrangem uma gestão e organização das classes são muitos e complexos, pois vão desde a organização estrutural, administrativa, de pessoas e do projeto político pedagógico.

Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em “uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder”. (QUEIROZ, 2003, pg.158).

Partindo desta ideia podemos entender que  o uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem e uma ferramenta positiva ,  por poderem contribuir para o desenvolvimento  intelectual e psicomotor das crianças.

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Tema: Ler para escrever, brincar para aprender.

JUSTIFICATIVA: 

O projeto tem em sua finalidade o proposito de aquisição da leitura e escrita com os alunos dos 3 ano do ensino fundamental I, o projeto está pautado no  educação lúdica e sua eficácia na prática docente  onde através do brincar a criança possa aprender.

A importância deste projeto está na necessidade de aquisição e aperfeiçoamento para a leitura e escrita, onde foi percebida a dificuldade dos alunos em realizar este processo.

O brincar para aprender está totalmente ligado, uma vez que a criança aprende brincado. Neste brincar deve haver os objetivos ligados com a aprendizagem, no projeto faremos o uso do jogo para o auxilio.

E importante ressaltar que nem todos os alunos da turma possuem essa dificuldade  mas o projeto visa incentivar e promover o gosto pela escrita e pela leitura com todos os alunos da turma , e esta interação com os outros que possuem dificuldade possa contribuir de forma positiva para a finalização do projeto.

O hábito da leitura é poderosa e nos faz conhecer  mundos e ideias nos leva a escrever melhor e nos tornar cidadãos críticos .A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com