TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicilogia da Educação

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO ESCOLAR

O meu papel como professora é proporcionar a alunos com esse tipo de comportamento uma adaptação segura e bem elaborada de forma a minimizar a incidências do impactos negativos para a criança.

O contato com a família é fundamental para esclarecer dúvidas e explicar a família as propostas pedagógicas de inclusão social dessa criança ao convívio com os demais alunos em sala de aula.

Proporcionando atividades de integração e inclusão do aluno em grupo priorizando o desenvolvimento e a significabilidade da aprendizagem, instruir aos demais alunos da sala não fazer comentários ou piadas sobre o aluno em questão. A criança deverá ser visualizada como ser completo, psicomotor, social, cognitivo e afetivo.

Busco ser amiga das crianças, conversar com elas, escutá-las; utilizo de jogos e brincadeiras para promover aprendizado, instalando um clima prazeroso, creio que essas são as minhas maiores estratégias de adaptação dos alunos. Quanto às dificuldades de adaptação existe a ocorrência do choro que era mais comum, antes da escola ter uma programação diversificada para primeira semana, mas ainda ocorre, ai busco dialogar com a criança dizer que ela ficará apenas por um tempo na sala comigo e os demais, aprenderemos juntos, brincaremos e depois de tudo com certeza sua mamãe ou um outro familiar a buscará e ela voltará para casa, argumento mostrando que não há motivos para chorar e na maioria das vezes sou convincente, pois o choro se extingue. Usando de métodos de integração que faça com que a criança se socialize e se aproxime dos demais alunos, onde sua agressividade poderá cessar aos poucos até que ela se sinta segura em sala de aula. Meu papel é auxiliar a criança e ajudá-la a desenvolver-se e a aprender.

A criança é um ser que está em construção e precisa de nós professores para progredir e aprender mesmo que a mesma como no caso desse aluno esteja com comportamento agressivo, recebendo essa criança com atenção, carinho e paciência, buscando entrosá-la com o grupo isso é importante para o processo adaptativo.

A criança que apresenta grande tendência heteroagressiva necessita de uma atenção especial no processo educacional, transformando essa força, para que haja adaptação social. O problema consiste então em encontrar formas de aproveitamento da agressividade, de modo que ela possa se exprimir socialmente, sem hostilizar, nem se opor aos grupos sociais.

O Trabalho pelo qual foi utilizado foi de estimular esse aluno, a utilizarem brinquedos que tenham partes para serem manipuladas, retirada, colocadas, desmontadas, a fim de que a criança vá desenvolvendo a sua capacidade de destruir para construir.

As formas de poder entender a atitude dessa criança entender como ela obteve esse comportamento,  incluir-se em um espaço simbólico, o que seria perguntar-se a quem ou a que agride esta criança, quando comete um ato agressivo.

É também importante que ele veja a agressividade como algo positivo no desenvolvimento da criança, de forma que a mesma possa ser transformada e aproveitada na criança, na construção do conhecimento.

A conversa possibilita assim, que o professor tenha um conhecimento maior de seu aluno. E, conhecendo-o melhor, ele poderá ter uma melhor compreensão do porque daquele aluno apresentar comportamentos agressivos na escola.

Entretanto, o trabalho do professor com a agressividade, vai além da conversa, já que esta muitas vezes, é realizada na tentativa de adquirir meios para inibir comportamentos agressivos.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

O desenvolvimento social engloba todo um contexto em sua volta isto é o meio a interatividade a relação entre a criança e o meio em que socializa, variando em diversos ambientes, amigos, ambiente familiar,escolar. Desenvolvendo habilidades e grande parte do desenvolvimento da criança nos primeiros anos concentra-se no ambiente social. Entre os adultos as relações sociais tende a mudar de acordo com ambientes e situações, como quando cumprimentamos uma alguém que conhecemos é diferente de um cumprimento à apenas para uma pessoa que não temos muitas afinidades, isso se expande para outras situações como: cumprimentos em velórios ou em festas por exemplo, para os adultos é algo compreensível mas para as crianças tem quer aprendidos. As habilidades de cada criança no início de seu desenvolvimento a classifica com uma competência social positiva ou negativa.

Se uma criança conviver em um ambiente onde suas habilidades é estimulada seu desenvolvimento é maior ao ser comparada há uma criança que convivem em ambientes onde o comportamento familiar se limita a uso de tecnologias e livros aos inverso do social.

PASSO 2

Os professores tem o papel de construir e desenvolver habilidades em relação `a competência social e habilidades. Ao ensinar uma criança o profissional é fundamental para tornar crianças responsáveis, com autocontrole emocional, organização, valores sociais, inteligência emocional, habilidades interpessoais, e competência social. Através de regras aplicadas durante o processo pedagógico na formação educacional de cada criança. contribuindo para a implementação de projetos educativos adequados à concretização da relação ensino-aprendizagem proposta. A escola deverá se constituir num espaço institucional, e não apenas tecnológico, em que professores e alunos possam se desenvolver, aprender uns com os outros e viver a cidadania. Um espaço dinâmico, portanto constituído por comportamentos de indivíduos em interação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com