TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA competencias

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME

Rosineia Ramineli Hisamura

RA

7692749073

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Gislaine Trazzi Canteras.

Anhanguera Educacional

ANO

2015

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

A escrita e a leitura assim como a oralidade estão presentes em nossas vidas, a oralidade principalmente faz parte de nossa vida a todo o momento, desde quando aprendemos a falar, porém utilizamos a fala cotidiana, informal, representada em bate- papos e conversas do dia-a-dia.

Portanto cabe a escola ensinar ao aluno a utilizar linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais.

Essa oralidade deve ser trabalhada através da construção de histórias, leituras dramatizadas, leituras compartilhadas, teatrinho de fantoches, que são formas divertidas de introduzir as crianças a leitura.

A oralidade deve ser estimulada também pela conversa direta entre professor / aluno.

Análise sobre a formação do leitor e do escritor.

Segundo Kuenzer (2002, p.101), “ler significa em primeiro lugar, ler criticamente, o que quer dizer perder a ingenuidade diante do texto dos outros, percebendo que atrás de cada texto há um sujeito, com uma prática histórica, uma visão de mundo (um universo de valores), uma intenção”.

Acreditava-se que para ser um bom escritor era necessário saber compor um texto narrativo, descritivo e dissertativo. Porém somente isso não é o suficiente, é imprescindível levar em consideração a mensagem que queremos passar e seu publico alvo.

Portanto para formar um leitor e escritor é necessário que o professor incentive a leitura e escrita do aluno, pois para escrever com qualidade os alunos devem ler bem e saber o que escrever e sua finalidade. O papel de incentivo a leitura não é exclusivo da escola, a família tem papel muito importante nessa construção e hábito, incentivando a leitura  mostrando que trata-se de uma atividade muito prazerosa.

Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.

O papel do professor é a buscar da melhoria da qualidade de ensino.

O professor deve sero mediadordesse processo de aprendizagem, tornando o hábito da leitura um processo prazeroso, para isso é necessário um ambiente agradável, com livros que dispertem a curiosidade os alunos e que esteja de acordo com sua faixa etaria.

É importante o professor estipular alum código para identificar que é a hora da leitura, como contar até três ou cantar antes de começar a leitura, assim toda vez que a criança ouvir saberá que será necessária concentração para o início da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (431.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com