TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Competencia Profissionais autodesenvolvimento

Por:   •  7/2/2017  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

[pic 1]

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Jessica Bezerra de Farias                                                                                                      RA:1299223816      

                                                                     

 

Guarulhos
2016

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da leitura não começaria com grandes obras, autores e biografias. Veríamos juntos os livros mais gostosos e lhes contaria sobre os livros que eu amo. Aí, encantada com a beleza dos livros, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério do prazer pela leitura. Porque as citações são apenas ferramentas para a produção da beleza literal. A experiência da beleza tem de vir antes."

Muitas pesquisas nos apontam que crianças que possuem o habito de leitura se desenvolvem e aprendem melhor, o que facilita no processo de alfabetização, eles se pronunciam e comunicam melhor, e por meio da leitura ela desenvolve ainda mais sua criatividade e imaginação, adquirem conhecimentos e valores, ler também é importante, pois assim ajuda a criança a fixar a grafia correta das palavras.

Portanto a escola tem um papel fundamental na formação de pequenos leitores, e para que isso ocorra o educador deve proporcionar aos alunos momentos prazerosos para a leitura e ensiná-los as técnicas necessárias para que o aluno possa compreender melhor o que se está lendo, onde as atividades devem ser voltadas para ensinar os alunos a se formarem como um leitor competente e não se voltar apenas para uma avaliação sobre a compreensão da leitura.

Para isso Solé nos apresenta três etapas que devemos seguir com atividades para leitura de texto: o antes, o durante e o depois da leitura.

Para antes da leitura deve-se antecipar o tema ou a ideia principal do texto a partir dos elementos paratextuais, como o título e fazer exame das imagens. Deve-se fazer um levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto, sobre a formatação do gênero, as expectativas sobre o autor ou instituição responsável pela publicação.

Já durante a leitura a autora nos mostra que devemos confirmar, rejeitar ou retificar as antecipações criadas antes da leitura, localizar o tema e a ideia principal, identificar palavras chaves e esclarecer o significado de palavras desconhecidas, pode-se formular conclusões implícitas no texto através de bases em outras leituras, experiências de vidas, crenças e valores, pode-se formular hipóteses sobre a sequência do enredo e buscar informações complementares.

E por fim para atividades para depois da leitura estão à construção de um registro escrito para melhor compreensão do texto, a troca de informações sobre as impressões que obtiveram a respeito do texto lido, avaliar as informações, opiniões e avaliação critica do texto.

Todas essas estratégias pretendem desenvolver a prática na formação do leitor, fazendo assim com que ele alcance um estagio de proficiência dominando os aspectos básicos da leitura.  

Referências

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com