TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO AVA COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

  • Disciplina: Competências Profissionais Pedagogia

Nome

 Rosangela Ferreira Barboza Silvério

RA

 9856505448

ATIVIDADE DISCURSIVA


Compreender o que se lê é um processo que começa desde quando a criança nasce com as primeiras leituras realizadas pelos pais ou pessoas que as cercam.

Acredito que um dos objetivos mais importantes das escolas é fazer com que os alunos aprendam a ler perfeitamente, essa obtenção da leitura é imprescindível para as mesmas agirem com autonomia entre as sociedades letradas. Esse processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.

É de suma e fundamental importância trazer para a sala de aula, como ponto de partida, crianças que já possuem noção e a partir de suas idéias, alargarem suas significações.

Um feitio importante que precisa ser garantido é tornar acessível diferentes materiais escritos para as crianças: jornais, revistas, gibis, livros, rimas, poemas, entre outros. Devemos e podemos mostrar para as crianças que ler é divertido. Instigar a criança a fazer parte desse mundo mágico e cheio de significados.

 O ensino de estratégias de compreensão leitora envolve a presença de objetivos, planejamento das ações, e sua avaliação.

Cito a seguir alguns passos que facilitará a aplicação e ou execução de tais estratégias:

  1. Monitorar a compreensão
    Nessa estratégia, o leitor é chamado a compreender o texto enquanto lê, desenvolve procedimentos para lidar com problemas que possam surgir ao longo da leitura. A releitura é um desses processos e pode ajudar a melhorar o entrosamento com um texto.
  2. Organizadores semânticos e gráficos
    Nessa estratégia, o adulto convida o leitor a representar graficamente (escrever ou desenhar) as definições e as afinidades das ideias que fundamentam as palavras do texto.
  3. Perguntas geradoras
    Nessa estratégia, o leitor pergunta a si mesmo o quê, quando, onde, por que, o que vai ocorrer na história, como e quem é o ator do ato.
  4.  Explica-se aos alunos os objetivos daquilo que será trabalhado e a forma em que eles serão úteis para a leitura.

Referências bibliográficas

< http://pedagogiaaopedaletra.com/necessidade-da-leitura-no-processo-ensinoaprendizagem>. Acessos em: 12 nov. 2016

< http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/11/oito-estrategias-para-ajudar-criancas-na-compreensao-da-leitura >. Acessos em: 12 nov. 2016

< http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2009/12/sole-isabel-estrategias-de-leitura_11.html>. Acessos em: 12 nov. 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (340.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com