TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA AD2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Nome:

Matrícula:

Polo:

SEGUNDA  AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA

AD2

EDUCAÇÃO INFANTIL 1

        Escolha um, dentre  os três volumes dos Referenciais Nacionais para Educação Infantil, e faça um comentário crítico.  (aula 9 nove do cronograma; disponível em http://portal.mec.gov.br )

        O referencial curricular nacional para educação infantil trata-se de um material organizado em três fascículos dedicados a explicar e formar o professor no seguinte aspecto:

• Um documento Introdução, que apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, situando e fundamentando concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional, que foram utilizadas para definir os objetivos gerais da educação infantil e orientaram a organização dos documentos de eixos de trabalho que estão agrupados em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. • Um volume relativo ao âmbito de experiência Formação Pessoal e Social que contém o eixo de trabalho que favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças. • Um volume relativo ao âmbito de experiência Conhecimento de Mundo que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

        A educação infantil, em especial as creches, passou por um longo tempo fora do campo da educação. Ela era considerada parte da assistência, após a constituição de 1988 isso veio mudando. Esses documentos são verdadeiramente importantes para a formação de profissionais que quebrem com essa visão assistencialista e estimulem a criança da maneira possível que é na creche.

         O primeiro fascículo deste material fala a respeito da educação infantil, contextualizando-a no tempo e no espaço, falando de sua prioridade e finaliza dizendo sobre Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.

        A leitura deste material é muito rica e imprescindível para todo profissional que pretende trabalhar com essa faixa etária. Em especial, pois fala da importância da brincadeira, de como deve ser o profissional, o trabalho desde os primeiros dias, o objetivo da educação infantil,  parceria com a familia ( pois a unidade escolar não se faz sozinha e não substitui o papel da família.

        A população tem muito pouco acesso a informação, documentos como esse ajudam os profissionais a compreenderem  melhor a sua função e sua atuação, estimulando cada vez mais e melhor o aluno, quebrando a visão assistencialista e produzindo ums sociedade melhor e mais consciente de seus direitos.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.Volume 1 Introdução — Brasília: MEC/SEF, 1998.
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com