TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetismo no Brasil

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: educação de jovens e adultos

Atividade 1

Trabalho: ´´ O que fazer, nos dias de hoje, no Brasil ainda repleto de analfabetos, para chega-mos a um Brasil alfabetizado. ´´

Nos dias de hoje é muito complicado chegar a uma conclusão, sobre o analfabetismo, ao começar pelos direitos e leis que são impostas pelos nossos governantes.

É preciso que haja muito mais interesse entre todas as partes da nossa sociedade, e que se tenha mais profissionais conscientes e qualificados, que tenha mais conhecimento e atualizações em todas as áreas ligadas a nossa era de tecnologia e informação.

Todas as mídias vivem atualizando o auto índice de analfabetismo no Brasil, principalmente os acima de 15 anos de idade, onde só prova que é preciso de mais atenção da nossa sociedade.

Esta é uma realidade mais atualizada pelos próprios modelos de educação, onde tudo gera em torno do passado, com falta de estruturas e inovações, de oportunidades, transformando assim indivíduos inseguros e insatisfeitos.

Levando-os a acreditar que a escola para eles não iria adiantar, e cada vez mais se afastam por falta de incentivos, e motivações, levando a achar que aquele ambiente não é para eles, e que não são capazes de buscar qualquer tipo de vitorias, ou formas de vencer.

Muitas vezes por medo ou por já terem passado por outras experiências e exposições diante de parentes e amigos e etc. Por conta da sociedade e dos políticos existentes no Brasil e ainda nos dias de hoje ainda há um grande preconceito, onde a concepção de que os menos favorecidos não tem condições de aprender e que devem se conformar que são mãos de obras baratas que favorecem o Brasil, e que não se enquadram ao nosso modelo social.

Uma forma de mudar esse conceito e ter um olhar mais voltado para a escola e lutar para que se tenha uma politica educacional mais voltada para a diversidade, com mais planos de ações que possam valorizar as habilidades e potencialidades de cada um, tentando compreender o que cada um tem de bom e o que cada um tem capacidade de aprender, dessa forma dando a oportunidade de colaborar com as experiências e o crescimento do grupo.

Dar mais qualidade ao trabalho docente, com motivações para que os alunos tenham oportunidades de ser inseridos em grupos mais capacitados.

Levando sempre em conta a realidade social de cada um, com olhares atentos a todo tipo de historia de vida, exemplo: (agressões, abusos sexuais, alcoolismo, droga e outros, além de terem que trabalhar para o sustento de suas famílias).

É nesse ponto que para que se obtenha sucesso, a escola e a sociedade deve considerar esses e  outros motivos , pensando sempre em seus valores , diminuindo as diferenças entre os alunos , e fazendo interações entre professor aluno e aluno professor, buscando compreender para ajudar e direcionar melhor o porque que uns tem  facilidade para aprender e outros não.

Olhando as pesquisas entendemos que no Brasil existem 16 milhões de analfabetos que nunca tiveram nenhum conhecimento com a leitura ou a escrita, e 33 milhões analfabetos funcionais que não conseguiram chegar ao 4ºano do ensino fundamental l, somando dessa forma 50%desses analfabetos no Norte e Nordeste do país.

Com essa cotação o Brasil de forma geral precisa repensar a nossa politica educacional e nossos governantes têm que direcionar mais o olhar politico em torno do que acontecera com o crescimento social politico e econômico dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com