TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns tipos de textos de opnião

Por:   •  22/9/2015  •  Seminário  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Alguns tipos de textos opinião.

Alguns tipos de textos serão abordados ao longo do resumo. O primeiro deles é o editorial que é um tipo de texto é específico da atividade jornalística. Sua principal característica é expressar o ponto de vista do jornal ou da revista sobre determinado assunto. Em jornais, em geral, ele não é assinado, porém, nas revistas é comum ele ser assinado pelo editor-chefe. O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

O próximo a ser abordado o artigo assinado que se trata de um texto onde o autor expressa sua opinião, ou seja, um texto com um conteúdo elaborado em que se baseia em algum argumento, onde o autor assina aquilo que escreveu e assume as consequências perante aos leitores.

Há ainda outro tipo de texto chamado resenha onde este se e limita a resumir um conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, um disco, de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento valorativo, ou seja, é um texto informativo, pois seu objetivo é informar o leitor.

A resenha pode realizar uma comparação de seu assunto ou uma avaliação crítica. Além disso, ajuda a guiar o leitor sobre determinado assunto. Apesar de ser um texto opinativo evita-se o uso da primeira pessoa do singular na sua elaboração. As resenhas se caracterizam por apresentarem informações ao leitor, porque até então o leitor não tem conhecimento do assunto abordado. Esse tipo de texto também apresenta uma opinião sobre o objeto analisado. Nessa característica o autor vai dar a opinião sobre o assunto abordado, dizendo se é bom ou ruim, se é mais ou menos.

Por fim, existe também o ensaio que é um tipo de texto em que o autor não é tão rígido ou frio ao demonstrar a sua opinião sobre determinado assunto, mas que a sua verdadeira intenção é fazer o leitor refletir profundamente. Esse tipo de texto se utiliza de argumento e, por isso, o leitor se sente à vontade para dar luz a sua perspectiva subjetiva, suas incertezas e suas emoções.

Concluímos que os tipos de textos abordados durante o resumo são de suma importância no meio acadêmico, pois estes, com todas as suas caraterísticas diversificadas, ajudarão no desenvolvimento intelectual do acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com