TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alicia Fernandez

Por:   •  15/10/2015  •  Bibliografia  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 2

Alicia Fernandez Nasceu em Buenos Aires, em 1944, Filha de mãe italiana e pai espanhol. Formou-se em psicopedagogia pela Universidade de El Salvador. Apresentou o primeiro contato com a psicanalise, quando estudou psicologia na Universidade de Buenos Aires, compartilhando de movimentos na década de 1960 onde impugnava a posição e o espaço da mulher ante a sociedade.

Após seus estudos ela pôr-se a trabalhar com a população desprovida como  orientadora Educacional durante o período de 1962 a 1974.

Ultimamente ela trabalha como administradora de prestezas psicopedagógicos em vários hospitais privados ou públicos nas cidades de Buenos Aires.

 Conforme o site Atelier de educadores, onde conta a história de Alicia Fernandes remete-nos a história da psicopedagogia na América  Latina.

Compreendemos que a psicopedagogia teve origem na Europa chegando a América Latina por meio da Argentina que teve influencia diretamente com o Brasil.

O seu conjunto de dados pessoais profissional e bastante amplo evidenciando dedicação a psicopedagogia. Ela desenvolveu assistência em atividades psicopedagógicos em várias instituições de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Goiás e Argentina nos estados de Buenos Aires. San Juan, Córdoba e Rio Negro. Ela é examinadora em várias instituições de formação nos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, Portugal e Uruguai. Suas publicações permanecem intimamente acopladas a manifestações que abrolharam por causa de seu desempenho profissional. A obra “inteligência Aprisionada”  foi anunciada em 1987 após Alicia ter realizado o atendimento  as pessoas carentes nos hospitais públicos e privados de Buenos Aires.

De acordo com Alicia esta obra proporciona alicerce de como a família poderia possibilitar e causar dificuldades  na aprendizagem dos filhos, desta maneira ela estrutura um modelo de diagnostico interdisciplinar e familiar .”( FERNANDEZ, 2008) A invenção “Mulher escondida na professora” Alicia Fernandez baseia o lugar e a importância dos professores, de tal maneira como atuantes de saúde na aprendizagem, sem sugerir a sê-lo desencadeadores de problemas de aprendizagem  (FERNANDEZ, 2008). Além desses livros Alicia publicou no Brasil pela editora Artes medicas, os livros ‘ Os Idiomas do Aprendente’ e o ‘Saber em jogo, e por meio da Editora Vozes a obra ‘Psicopedagogia em Psicodrama- Morando no Brincar’

 Para Camargo (2008) Alicia Fernandez fez-se uma citação para Pedagogos, Psicopedagogos e Psicólogos de vários países. Seus enfoques em livros retrata o trauma mais comuns em crianças, colocando cara a cara  a arrolamento de pais, professores e instituições  de poder publico. Alicia Fernandes foi uma das instituidoras e Codiretora de E. Psi. B. A ‘ Espaço Psicopedagógico Brasileiro Argentino Uruguaio’. Com toda sua extensão curricular Alicia Fernandez exerce essencial importância no papel de concepção de novos Psicopedagogos em toda a América Latina e Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com