TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alessandro Fernandez

Artigo: Alessandro Fernandez. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas – Passo a Passo

O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negócios. As empresas hoje precisam investir no bom relacionamento com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores, assim como, o governo e a comunidade onde a empresa atua.

Com a competitividade, as empresas investem cada dia mais em diferenciais que venham a atrair novos clientes e consumidores, oferecendo serviços e fabricando produtos que não degradem o meio ambiente, participando também, do desenvolvimento da comunidade onde a empresa atua.

O movimento da Responsabilidade Social Empresarial vem crescendo muito no Brasil, pois, cada vez mais as empresas estão buscando reconhecimento no mercado através da prática da Responsabilidade Social. Hoje, os clientes estão mais exigentes, buscando empresas que pratiquem esse movimento, assim como, o acesso aos créditos e financiamentos exigem critérios de gestão responsável.

As empresas que apostam em responsabilidade e diálogo vem conquistando mais clientes e o respeito da sociedade.

O movimento da RSE decorre de três fatores que marcam a época atual:

• a revolução tecnológica (satélites, telecomunicações), que eliminou distâncias e multiplicou a troca de informações via televisão, jornais, rádio, telefone e internet;

• a revolução educacional, que é conseqüência do número cada vez maior de pessoas que freqüentam escolas e querem mais informações;

• a revolução cívica, que é representada por milhões de pessoas organizadas de todo o mundo reunidas em associações e organizações não-governamentais (ONGs), defendendo seus direitos e seus interesses, como a promoção social e a proteção ambiental.

E estes fatores ocorrem num momento em que chegamos ao limite do uso dos recursos naturais.

A gestão socialmente responsável e os novos valores sociais abrem espaço para o surgimento de novos negócios, como, por exemplo, o desenvolvimento de produtos e serviços ambientalmente sustentáveis.

As sete diretrizes da Responsabilidade Social

1ª Diretriz: Adote valores e trabalhe com transparência

Visão e Missão

Condutas e decisões cotidianas são resultados de valores e princípios que uma empresa

tem. Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência,

mantendo a coerência entre o discurso e a prática. Os valores e o trabalho da empresa existem para um bom relacionamento da empresa com o seu público.

A empresa precisa deixar bem claro a sua visão e missão. A missão da empresa, além de declarar as suas metas, precisa mostrar os seus valores, a cultura e as suas estratégias, agregando valor a todos os envolvidos no ambiente empresarial: proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e o próprio meio ambiente.

Ética e Transparência

A empresa precisa identificar e declarar os valores éticos com clareza, por meio da Declaração de Valores Éticos, para a condução socialmente responsável dos negócios. Essa declaração, mostra a forma como a empresa trabalhará.

Um código de ética decorrente da Declaração de Valores e Princípios Éticos pode ajudar a:

• desenvolver relações sólidas com fornecedores, clientes e outros parceiros;

• reduzir o número de processos legais;

• negociar conflitos de interesse; e

• assegurar o cumprimento das leis.

A empresa também precisa ter uma declaração de valores éticos, mencionando principalmente os seguintes princípios: honestidade, justiça, compromisso, respeito ao próximo, integridade, lealdade, solidariedade.

Pg 16

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »