TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica do Fasciculo Mediadores da Leitura

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

 ANALISE CRITICA

FASCÍCULO MEDIAÇÃO DA LEITURA: FORMANDO LEITORES

Pós-doutora em ciência da informação pela Université de Montreal- Canadá; coordenadora do projeto Ler Para Crer desde 2008, onde em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto, Lídia Eugenia Cavalcante possui uma vasta experiência na área de ciências da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memoria social e patrimônio, competência em informação entre outros.

No que se refere a mediação da leitura em seu fascículo Formação do leitor (2018), publicado pela Fundação Demócrito Rocha, Lídia ressalta a importância de mediadores de leitura. Tendo em vista o incentivo as pessoas a começarem e/ou continuarem a pratica de ler e posteriormente se tornarem leitores natos. Ela aponta no decorrer de seu pensamento o quão é importante se reconhecer na leitura; conectando pessoas e textos incentivando-os a ler o que lhes agrada, assim trazendo liberdade e autonomia no ato de ler.

Em seu discurso Lídia traz uma declaração Petit (2008) onde ele afirma que A transmissão do amor pela leitura se dá pela experimentação desse amor, mostrando que é preciso provar o bom gosto de ler, experimentando histórias de pessoas próximas, que de algum modo foram marcantes para a construção deles como leitores.

Seu texto também nos faz pensar sobre a acessibilidade da leitura para pessoas e condições diferentes, visto que, ainda, existem no Brasil pessoa que não tem acesso a livros, bibliotecas públicas e outras formas de leitura e informação como o acesso à internet.

Isso mostra o quão desigual e a nossa sociedade. Seu incentivo aos mediadores de leitura a alcançarem essas pessoas e notavelmente exposto, deixa claro a preocupação as pessoas de baixa renda que não possuem acesso permanente a leitura.

               Com uma leitura agradável e bem clara seu fascículo aponta os principais pontos para ser um perfeito mediador de leitura, há quem se interessa em se tornar um, esse texto é um ponto inicial a se começar, nos cativando em cada palavra e mostrando que qualquer um pode ser sim um mediador de leitura e mudar a vida de muitas pessoas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com