TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de alguns momentos de morfologia com a ajuda de exercícios

Trabalho acadêmico: Análise de alguns momentos de morfologia com a ajuda de exercícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância Polo - Mirante do Paranapanema- SP

Curso: 4º termo de Letras

Disciplina: Morfologia

Acadêmicos:

Fernanda Cerqueira Lima R.A: 419535

Ana Paula Affonso de Santana Almirante R.A: 414049

Vanda de Souza Duran Cavalcante R.A: 414131

Izabel Mota R.A: 419539

Andressa Martins de Andrade R.A: 414052

FUNDAMENTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Prof. Edilson Nunes

MIRANTE DO PARANAPANEMA – SP

16/09/ 2014

1. Introdução

O objetivo desta atividade é estudar o termo morfologia, tradicionalmente empregado, designava o estudo das formas das palavras de uma língua. A gramática clássica era dividida em três partes: flexão, derivação (ou formação de palavras) e sintaxe.

Para Saussure, o pai da linguística, “a morfologia não tem objeto real e autônomo”. Alguns linguistas, tendo em vista as inter-relações entre os dois níveis, morfológico e sintático, preferem chamar morfossintaxe.

Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise da linguística estrutural cuja importância foi inegável para o desenvolvimento da linguística moderna. Na primeira parte faremos uma rápida retrospectiva histórica antes da linguística ser considerada uma ciência da linguagem e abordaremos os principais trabalhos antes do século XX, século inicial do movimento chamado estruturalismo.

Destacaremos a importância da linguagem e da língua assim como suas diferenças a linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim.

Finalizando, analisaremos alguns pontos da morfologia através dos exercícios no qual ajudam a compreender este estudo. São atribuídos a morfologia esse conjunto de informações: a análise da estrutura, a formação e os mecanismos de flexão referentes às palavras. Assim sendo, fica a cargo da morfologia apontar acerca de todos os aspectos relativos aos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções, enfim, todas as chamadas classes de palavras.

1.1 As origens dos Estudos Linguísticos e do Estruturalismo.

O Estruturalismo é um movimento filosófico francês que tomou força, e foram o último movimento filosófico a ganhar notoriedade mundial, logo após o conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposições as filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana. Mas o estruturalismo reuniu pensadores de diversas áreas das ciências humanas antes do século XX, a ponto de ser difícil encontrar um núcleo unido que permita classifica-lo como sistema filosófico. Na verdade, o estruturalismo é mais um método de análise, que consiste em construir modelos explicativos de realidade, chamados estruturas.

De acordo com Paula Perin dos Santos o estruturalismo buscava examinar a relação e a função dos elementos através das quais o significado é produzido dentro da cultura. Por exemplo, Leroy (1971) a partir do século XV, a tradição gramatical greco-romana, que até então imperara, perdeu importância à medida que avançava o estudo das línguas vernáculas e exóticas. Nesta época surge a gramática geral de Port-Royal, redigida por estudiosos franceses no século XVII. Esta gramática preparou a abordagem histórica da língua que caracterizou os estudos linguísticos do século XVIII e abriu caminho ao comparativíssimo do século seguinte. Já no século XIX, linguistas europeus, concentraram na filologia, ou seja, a análise histórica e comparação de línguas. Eles estudaram textos escritos e procuraram mudanças com o passar do tempo relacionando uma língua com a outra. Portanto foi no século XX , com o estruturalismo , que a linguística moderna alcançou o seu ponto mais elevado.

O termo estruturalismo em linguística serve para designar uma corrente de pensamento do inicio do século XX, fundamentada na afirmação de Ferdinand de Saussure de que “a língua não é um conglomerado de elementos heterogêneos; é um sistema articulado, onde tudo está ligado, onde tudo é solidário e onde cada elemento tira seu valor de sua posição estrutural” (Saussure, citado em Leroy (1971:109. Ideias renovadoras de Sassure deu ponto de partida para desenvolver novos métodos e teorias. Um dos casos foi a Escola de Praga, Escola de Genebra e a Escola de Copenhague. Para o grego Coseriu a Escola de Praga liderou o circulo linguístico de Praga, através de seus membros mais influentes, os russos Raman Jakobson e N.S. Trubetskoi, que foi um dos mais importantes, e é considerado o verdadeiro e efetivo criador da fonologia, com os seus Fundamentos de fonologia.

A fonologia estuda as funções linguísticas dos sons, os fonemas, enquanto a fonética se preocupa com a produção e as características dos sons da fala. Para os linguistas escandinavos Viggo Brondal e Louis Hjelmslev, criadores da teoria da linguagem conhecida como glossemática, eles foram os principais representantes do Círculo Linguístico de Copenhague, e inspirou nos conceitos de língua, discurso, sincronia e estrutura de Saussure. Coube a Hjelmslev criou uma das mais conhecidas e precisas definições da linguística estrutural (Leroy,1971:114): "conjunto de pesquisas baseadas na hipótese de que é cientificamente legítimo descrever uma língua como, essencialmente, uma unidade autônoma de dependências internas ou, numa só palavra, uma estrutura".

Segundo Santos o estruturalismo é uma atividade, geração de certa quantidade de operações mentais. Partindo desse princípio é possível falar em atividade estruturalista cujo objetivo seria reconstituir um objeto de estudo. Portanto de acordo com estudiosos e críticos literários, o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fato de seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo seria um vocabulário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com