TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de atividades de Matemática

Por:   •  29/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

UERJ-EDU / Consórcio CEDERJ

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Matemática na Educação 1

Prof.ª: Rosana de Oliveira

Avaliação a Distância 1

Data: 22/02/2015

   Aluna: Soumore.

Questão 1.

Não podemos afirmar que o material concreto ou jogos pedagógicos são realmente

Indispensáveis para que ocorra a aprendizagem efetiva da matemática. O concreto para criança, não significa necessariamente os materiais que possam manipular, mas sim as situações que elas tem que enfrentar socialmente.

Afirmam com base em suas pesquisas Carraher e Schilemann(1998) “Não precisamos de objetos na sala de aula, mas de objetivos e situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados” (p. 179). O material concreto pode até conter objetivos, mas ainda sim, é considerado como um conjunto de objetos “abstratos”, por que existem apenas na escola com a finalidade de ensino, e não tem qualquer conexão com o mundo da criança.

 

Questão 2.

        132

   TRES                      T=2                             D=9                  2387

+ TRES        R=3                             O=5        2387        

   TRES        E=8                              Z=4        +        2387        

   TRES        S=7                              E=8        2387

   DOZE        9548

A partir da pista “sabendo-se que a letra D é o maior dos algarismos”, Fui montando os valores correspondentes, sabendo-se que o T deveria representar o valor 2 pois não existe soma de números iguais que dê o resultado 9(ímpar), assim sucessivamente, com duas letras e seus valores pre- definidos, fui testando e somando outros algarismos para representar o valor das letras, R, E, S, O e Z, até chegar a esse resultado 9548.

Questão 3.

Essa atividade se chama: trajetos no bairro.

Objetivos: Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos, utilizando informações e pontos de referências para escolher caminhos, identificando os pontos de referências para elaborar um itinerário.

Essa atividade é destinada para alunos do 4° ano do EF, e o tempo estimado é de 4 aulas. O material necessário são cópias de representações simples de quarteirões vizinhos da escola.

No desenvolvimento da atividade, é preciso levar os alunos para um passeio por algum local da vizinhança, escolhido coletivamente. Pedir que eles observem tudo ao seu redor, os objetos, as casas, prédios, praça, enfim tudo que rodea a escola. Eles devem anotar a localização de cada um para servir de referência na produção de um mapa da região.

 Na 2° etapa do trabalho, dividir a turma em grupos de quatro alunos, entregar as representações dos quarteirões visitados, e pedir para eles assinalarem os lugares observados no trajeto, comparando as produções.

Na 3° etapa criar algumas situações para que as crianças sugira os caminhos.

1-Pedro quer ir à biblioteca, como ele pode chegar lá saindo da escola?

2- Rafael convida Pedro para brincar e lhe dá a seguinte instrução: "Minha casa fica na esquina da escola. Você tem de andar três quarteirões".

Em pequenos grupos e apoiados nas indicações, os alunos tentarão marcar os edifícios citados no mapa. Perguntar se as instruções são claras. Qual o caminho mais próximo para chegar à biblioteca? Incluir um ponto de referência (praça) e uma orientação (à direita). Assim podemos gerar uma reflexão sobre como as relações de orientação (para a frente, para trás, à esquerda e à direita) e a inclusão de referências contribuem para localizar-se e expressar com maior eficiência a indicação de um itinerário.

Questão 4.

[pic 1] [pic 2]

[pic 3]

Questão 5.

Tratamento da informação: Resenha.

“Faça e aconteça” é um excelente vídeo que traz para você, uma ótima opção de como trabalhar tabelas e gráficos com alunos das series iniciais. Para o aluno estar realmente alfabetizado, além de ler e compreender textos, precisa também ler e compreender, tabelas e gráficos. Assim estarão bem preparados para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania.

Questão 6.

Números e operações: Calcule o resultado das adições.

a) 20+(40+80)= 140                          e)75+(25+50)=150

b) (104+36)+60=200        f)(7+25)+(10+9)=51

c) (75+25)+50=150        g)(20+40)+80=140

d) 7+(25+10)+9=51        h)104+(36+60)=200

Agora responda no caderno.

I) Quais adições têm resultados iguais?

A e G, B e H, C e E, D e F.

II) O que esses resultados sugerem?

Sugerem que, associando-se as parcelas de uma adição de formas diferentes, o resultado não se altera.

Espaço e forma:

Resolva o problema em seu caderno:

Antônio prendeu o cavalo a uma estaca no chão com uma corda. Qual figura representa a maior superfície na qual o cavalo consegue pastar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (889.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com