TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Para Professor de Educação Básica

Por:   •  9/4/2020  •  Artigo  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

01 - Escreva sua concepção pessoal de Didática (escrita no início da disciplina) - Inicie sua resposta aqui: No início da disciplina, diante do senso comum, a noção de didática que tinha estava relacionada com a habilidade do professor em ter ou não uma metodologia adequada para o ensino dentro da sala de aula, nessa concepção o enfoque estava apenas no professor e na sua capacidade de ensinar.

02 - Escrever uma nova concepção, demonstrando que o objeto de ensino da Didática é o processo de ensino, além de utilizar obrigatoriamente as seguintes palavras: processo, ensino, aprendizagem (ou aprender), professor, aluno, aula. Inicie sua resposta aqui: A didática deve procurar trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, com enfoque no processo de ensino-aprendizagem, deve visar um processo de politização do professor com mudanças no modo de pensar e agir do processo dentro da sala de aula para buscar um ensino democrático e de qualidade para o aluno. Dessa maneira, a didática investiga as condições e modos para a realização do processo de ensino da escola.

03 - O que está inadequado (ou o que você considera que estava errado na primeira concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

a) Didática entendida como um conjunto de ideias e métodos técnicos restrita a preparar a prática.

b) Processo com enfoque apenas no professor e que ignora o contexto a acentua as formas de exclusão social sendo vista como uma função de controle reforçando divisões sociais capitalistas.

04 - O que está adequado agora e o que melhorou na sua segunda concepção de Didática, considerando Veiga (2011):

a) Educação como prática social visto como um processo construtivo e permanente de emancipação humana

b) Processo de democratização da escola pública e ensino voltado para os interesses das classes mais populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com