TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução á Educação Virtual e Direitos Humanos” sob orientação da Tutora EAD

Santo André - SP

 2015

Introdução

Neste trabalho é sobre a Educação Brasileira e a Diversidade cultural, mas precisamente sobre o multiculturalismo na sociedade.

O objetivo desse trabalho é a garantir um Projeto Pedagógico Curricular que se fique em harmonia com a LDBEN 9394/96, e analisar praticas pedagogias que colabore com a formação de cidadãos que conhecem e pratiquem as relações éticas, e mesmo diante de tanta diversidade precisam formar cidadãos pensantes e críticos, que saibam respeitar as diferenças e crenças de cada um, mas sem deixar de lado a sua identidade.

Mas eles os professores devem estar preparados para esse ambiente multicultural, sabendo lidar com essas diferenças, promovendo dialogo entre o eu e o outro, Visando uma sociedade democrática e justa a todos.


Magistério no Brasil

No Brasil a habilitação para o magistério era obtida dentro do segundo grau magistério, até 2012, os professores que obtiveram formação em nível médio (Antigo curso) puderam exercer a profissão para estudantes de Educação Infantil e do primeiro segmento do ensino Fundamental.

O curso um pouco alienado da realidade social, não trazendo uma compreensão política social para os alunos.

Normal superior foi uma graduação de Licenciatura Plena criada pela lei  de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB 9.394/96) para formar os profissionais da Educação Básica em nível superior.

O Curso não habilita para a gestão escolar, orientação educacional, orientação vocacional e supervisão escolar.

Em alguns depoimentos de diretores de escolas diziam que estavam ali obrigados porque só assim eles voltariam a estudar (Passar por uma qualificação superior).

O ser professor, no contexto atual, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes. Na era do conhecimento e numa época de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência (PERRENOUD, 2001) nos espaços escolares. Nessa perspectiva, a formação continua associa-se ao processo de melhoria das praticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sua rotina de trabalho e em seu cotidiano escolar. Alem disso a formação relaciona-se também a Idea de aprendizagem, constante no sentido de provocar inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao trabalho docente.

O Professor é um profissional que domina a arte de encantar, de despertar nas pessoas a capacidades de engajar e mudar. Neste aspecto, entende-se que a formação do professor. Desse modo, compreender a formação docente incide na reflexão fundamental de que ser professor é ser um profissional de educação que trabalha com pessoas.

Profissional de educação a um processo permanente de formação, na busca constante do conhecimento por meio dos processos  que dão suporte á sua pratica pedagógicas e social.

Aqui cabe lembrar Freire (1996) ao expressar que o ensinar não se limita apenas em transferir conhecimentos, senão também no desenvolvimento da consciência de um ser humano inacabado em que o ensinar se trona um compreender a educação como uma forma de intervir na realidade da pessoa e do mundo.

 

Acreditam que quem fez o magistério não gostaria que o curso fosse extinto.

Sendo uma área de amor, de ajudar ao próximo a conhecer o mundo com outros olhos. Quem freqüentou o magistério pode dizer que a coisas que não firam na faculdade, como conhecedores das necessidades humanas tão qual olvides Decroly,Froebel e muitos outros pedagogos que já tinham o conhecimento dê que é preciso passar pela vivência para depois aprender .Foi um curso muito rico que abrangeu uma área muito ampla da pedagogia em si,tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho que envolvesse pessoas especiais, que foi necessário assistimos em seu ambiente de convívio, uma escola para surdos mudos ,Anne Sullivan Localizada na região de São Caetano , experiências  marcantes muito enriquecedoras.

Sentindo a constante necessidade de ir além do cuidar, a criança precisa sentir o quanto é querida, alguém que sinta suas carências do saber. É fundamental ter simpatia ,saber captar suas duvidas,limitações ,mais o principal é ser mediador do seu aprender,aprender o conteúdo no seus afazeres escolar,que está correlacionado com seu cotidiano.Estão nessa área pelo comprometimento de levar adiante uma visão mais ampla a respeito do Educar .Cabe aos educadores ser os mediadores  entre o que  a criança aprende  em seu meio e o conhecimento que adquire em contato com seus colegas e professores.Demonstrando através do convívio ,em atividades  prazerosas que tudo que aprendemos está interligado,que pode sim a partir do nosso saber sermos cidadãos mais criativos e autônomos conhecedores dos nossos direitos e também deveres.Mais que só podemos alcançar tudo isso através da busca do conhecimento,pois através dele podemos exercer a cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (164.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com