TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem estratégica e desenvolvimento profissional

Por:   •  17/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 9

FP102 – Aprendizagem estratégica e desenvolvimento

Trabalho

Nomes e sobrenomes dos alunos:

Nome e sobrenome do estudante: Maria Aparecida Cardoso  BRFPMME5071105

Claudeir Manoel da Silva BRFPMME3925435

Nelma Costa da Silva  BRFPMME5380083

Paulo Sérgio Nunes  BRFPMME5368805  

Data: 16/09/2023

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem como objetivo analisar experiências pedagógicas de três professores do ensino médio.    De ante isso temos como base a apostila da disciplina Aprendizagem Estratégica e Desenvolvimento Profissional. O Estudo de caso foi realizado com base na experiência dos três professores que têm conceitos diferentes sobre a meteorologia e climatologia, fazendo delas um debate pedagógico para serem analisadas e discutidas referente a cada postura dos profissionais que trabalharam o mesmo conteúdo, mas de forma diferenciada partindo do princípio metodológico de cada um. Para os professores, o que importa é que os alunos aprendam o que é uma depressão atmosférica ou anticiclone e quais relações têm com o clima e com o tempo atmosférico.

Observa-se que o processo do ensino e aprendizagem causa diversas inquietações aos professores, referente a metodologia que deverá ser aplicada na atualidade, tendo como parâmetro o desafio em organizar estratégias e procedimentos pedagógicos que atendam às necessidades docentes, tornando-as em situações independentes numa sociedade em constante transformação.

Perguntas

  1. Se perguntássemos a cada um destes professores o que é mais importante que faça para que seus alunos aprendam, o que pensa que responderiam?

Professor A:

Tendo como suporte o material da disciplina Aprendizagem Estratégicas e Desenvolvimento profissional, observamos que o professor usou métodos cognitivos, pois de acordo com a referência essa estratégia faz “referência à integração do novo material com o conhecimento prévio” (FUNIBER, p.16). Ao fazer estudo da descrição do estudo de caso, o professor A levou em consideração os conhecimentos prévios dos alunos para elaborar o seu planejamento, trazendo para o plano novos conhecimentos e informações, e apresentando conceitos contextualizados e estruturados num esquema de fácil compreensão inicial do assunto abordado.

Tempo mais energia é igual a aprendizagem. Não há substituto para o tempo na tarefa. Aprender a usar bem o tempo é fundamental, tanto para estudantes quanto para os professores. Os alunos precisam de ajuda para aprender o gerenciamento eficaz do tempo. (Sorcinelli, 1991).  Alocar quantidades realistas de tempo significa aprendizagem eficaz para os alunos, e ensino eficaz para os professores. Só assim compreendemos que as estratégias cognitivas modificam e articulam-se através de um conhecimento prévio, dando assim abertura para agregar novos conhecimentos, com novas informações que possam proporcionar a reconstrução de significado através do uso de conhecimentos partilhados entre educador e educando, autor e aluno tornando-se peças principais do processo da aprendizagem.

Professor B:

Observamos que o professor B utilizou estratégias que envolveram conhecimentos diversos. Exemplo: estimulando a curiosidade do aprender de forma livre, diversidade conceituais, criticidade e criatividade na perspectiva do desenvolvimento ativo das capacidades intelectuais, de identificar, controlar e desenvolver seus processos cognitivos.

Del Carmem (2019), afirma que para alcançar a diversidade de conhecimentos e permitir que esse conhecimento persista ao longo do tempo, ele deve ser consolidado em uma aprendizagem significativa.  Muro (2021) e Manchego (2018) concluíram que os alunos desenvolvem uma aprendizagem significativa de forma permanente, as informações adquiridas são duradouras e eles descobrem voluntariamente novos conhecimentos com base em experiências anteriores; além disso, se realizados de forma adequada através de atividades de ensino organizadas, uma aprendizagem importante pode ser alcançada.

De ante a tudo isso o professor conseguiu envolver o aluno de forma mais ativa na sua pratica, via a forma da explanação e relação ao aprendente, e a maneira como o aluno foi capaz de interagir em sua realidade a qual podemos considerar com aprendizagem significativa.

Professor C:

Com base aos estudos referentes às estratégias e procedimentos de ensino e aprendizagem, na classificação apontada pelo  material de apoio da disciplina, e na descrição de caso podemos dizer que o professor C, também utilizou de várias estratégias pedagógicas, sendo algumas delas: estratégias metacognitiva, cognitiva e estratégias socioafetivas. Certos aspectos descritos apontam nitidamente para uma proposta centrada na consolidação da autonomia e autoestima do aluno. Com reforço na informação de que se espera do trabalho, desperta a aprendizagem cooperativa, autonomia de grupo através de pesquisa de conteúdos e desenvolvimento do trabalho, além de fomentar o pensamento critico, através de questionamentos e respostas.  Podemos levar em conta os níveis de aplicação propostos por Montellano (2022), o processo de ensino é complexo e multidimensional. No entanto, acredito firmemente que a base de qualquer aprendizagem significativa é a criação de um ambiente onde os alunos se sintam valorizados, apoiados e desafiados.

  1. Se perguntássemos a cada um destes professores como pensam que devem potencializar a compreensão do conteúdo, o que vocês acreditam que nos diriam?

Professor A:

Considerando que os alunos teriam um bom resultado na aprendizagem, certamente o professor responderia que existe sim uma conexão de qualidade com o método utilizado na sua aula. E que a compreensão por todos foi exitosa, pois, todos deram um pouco de suas vivências e experiências para essa aula. Fortalecendo a ideia de que os trabalhos em grupo podem sim fazer a diferença no processo da aprendizagem. Pois é maneira de garantir o melhor resultado no ambiente de aprendizagem é incentivar nossos alunos por meio de reforço positivo. Os alunos aprendem a se auto monitorar, administrar seu tempo, estabelecer metas e se autoavaliar por meio do reforço do(s) professor(es) (Otero & Haut, 2016). Os alunos podem ser ensinados a manter comportamentos e técnicas apropriadas que podem ser usadas para atingir seu objetivo educacional geral no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (557.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com