TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e o lúdico

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 2

A ARTE E O LÚDICO

Sabemos que a arte e o lúdico propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e criativo, que caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e principalmente a imaginação.

Certamente que a arte e o lúdico são fatores fundamentais explorados nos anos iniciais do ensino fundamental, que estão relacionados aos conteúdos elaborados na sala de aula.

Isso ocorre a partir de diferenciadas atividades como ex: criação de gestos, por um elemento do grupo, a partir de música ou fala ritmada, brincadeiras de faz-de-conta, pinturas no rosto, cartazes ou folhas, dramatização de histórias, criação de desenhos livres, atividades de confecções de trabalhos manuais com a utilização de materiais reciclados, pequenas coreografias, etc...

Observamos que a escola dispõe de alguns recursos de matérias para serem trabalhados a arte e o lúdico. Quando é realizado alguma atividade de material reciclado o próprio aluno contribui com o objeto necessário a este trabalho.

A escola se dispõe de aparelhos de som, TV e DVDs, livros de histórias infantis, bolas, cordas, bambolês, alguns jogos pedagógicos, tintas e pincéis, papéis de diferentes tipos, como também materiais encontrados na natureza, pedra, argila, areia, casca de árvores...

A arte e o lúdico tem como papel primordial no processo ensino aprendizagem de estimular o aluno nas suas emoções, envolvendo-o como um todo nos diferentes aspectos de sua personalidade, como também, inspirar novas ideias, liberar tensões e principalmente em proporcionar momentos prazerosos, de socialização e de conhecimento de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com