TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e recreação

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1][pic 2]

                            Arte Criatividade e Recreação

5° semestre- pedagogia

Professor tutor à distância: 

                                             

Taguatinga Brasília

 Introdução

Ensinar, pois com ela as crianças aprendem o conteúdo mais rápido e ainda despertam o talento e a Através deste trabalho identificamos a importância da arte em nossas vidas, pois através da arte conseguimos manifestar todas as nossas alegrias e demonstrar sentimentos guardados de forma espontânea.

Após a leitura de documentos no site do mec. podemos entender a relevância de três pilares da expressividade artística, favorecendo o crescimento criativo e o desenvolvimento expressivo de cada criança. Estes pilares são fundamentais para um bom aprendizado e desenvolvimento acadêmico.

São três pilares:

  • Artes visuais;
  • Música e dança;
  • Teatro e jogo dramático;

Podemos reconhecer e identificar a arte em todo o meio na sociedade, pois a arte está impregnada no cotidiano das pessoas, tornado- a cada vez mais valiosa e preciosa para nossas vidas. Necessitamos de artes como necessitamos da ciência para vivermos, pois ambas tem o mesmo valor e a mesma necessidade para a nossa vida como educandos.

O teatro nos revela a experiência de vida transmitindo para o público seus sentimentos, ideias e emoções. Ao fazer teatro a criança perde a timidez e mais do que isso, podemos introduzir o trabalho em equipe possibilitando novas amizades e novos valores emocionais. Pois ela consegue demonstrar suas emoções de acordo com o personagem interpretado.

A música é a forma mais clara e divertida de criatividade das crianças é maravilhoso trabalhar a música com jovens e adultos, pois a música traz a sensação de que o ser está vivo pronto para receber e entregar todas as suas emoções .

O cinema é um grande aliado da educação porque através do cinema manifestamos raiva, alegria, tristeza, chorar, sorrir todos os sentimentos manifestados em um só momento. Através do cinema podemos ensinar e aprender muito.

A dança liberta todas as emoções contidas, favorecendo a desenvolver o tato, a lateralidade e a coordenação motora, ajuda a criança a ficar mais feliz e comunicativa proporcionando um crescimento em todas as áreas preparando a para a maturidade.

Plano de Aula

Tema: Teatro musical

Área do Conhecimento: Matemática

Tempo de Duração: 2 horas

Objetivos: Aprender os ritmos e a letra das músicas, contagem matemática.

Habilidades e Competência: introduzir os sistemas musicais com os algarismos.

Conteúdo: Será ensinada a prática musical individual e após em grupo introduzindo os termos matemáticos, ministrar como bater as mãos, contar os passos e as divisões das músicas.

Recursos: Lousa, canetão, números de Eva, cartazes, cd musical infantil.

Avaliação: A avaliação será feita a partir da avaliação e observação dos alunos.

A Importância de Comtemplar as Práticas Artísticas Expressivas e Recreativas no Espaço Escolar:

É importante apreciar o artístico e o trabalho com as obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil. Por intermédio da arte, podemos estabelecer um diálogo sensitivo entre o homem e o mundo atual que o cerca. Tornar-se muito crítico e eficiente em suas decisões e postura, podemos permiti-nos a expressividade de ideias, informações e sentimentos em que o processo de ensino e aprendizagem poderá envolver todas as disciplinas, possibilitando a cada um apreciar, analisar, compreender, criticar e criar, levando - o a perceber o quanto a arte é essencial no seu cotidiano e no desenvolvimento da humanidade.

A criança começa pela ação e durante o percurso dessa ação trata de coordenar a sequência dos resultados que obtém quando a criança trabalha com artes favorecem uma aprendizagem melhor que passa a estabelecer relações, contextualizar as ações e adaptar novos conhecimentos e novas situações. Descobrir a beleza dos sons e das imagens, dos movimentos corporais no teatro e na dança, logica e ilógica expressão das linhas e formas no espaço como as gravuras, esculturas ou na arquitetura, favorecem o desenvolvimento da expressão de sentimentos e da inteligência emocional e cognitiva.

As disseminações de uma possível educação estética acerca das diferentes manifestações expressivas da arte precisam levar em conta o fato de que essa ampliação do conhecimento que passa pelo educador e pelo o aluno. Os educadores vem unindo os conceitos e os preconceitos estéticos refletindo os seus próprios códigos de valores culturais , e também se manifestam em suas experiências e suas vivências culturais , nas suas semelhanças e diferenças étnicas de gênero e níveis sociais .

A importância das artes na educação infantil é contribuir para a aprendizagem e colaborar com o desenvolvimento físico, social – cognitivo afetivo e cultural de nossas crianças. As atividades lúdicas são importantes para as crianças criar suas próprias expressões artísticas e apreciar a arte criada por outros no nosso país, temos a real convicção que a educação infantil necessita de mais profissionais que entendam a arte em suas diversas modalidades e variações como o início da escolarização da criança de maneira lúdica e criativa e envolvente. A arte na educação tem impacto direto com o potencial cognitivo do individuo através dele se afirmar a eficiência da arte para desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar comparar, generalizar, interpretar, possibilidade construir formalizar hipótese e decifrar metáforas.

O educador tem um papel fundamental dentro da concepção contemporânea da arte e da educação, cabe a ele provocar a curiosidade e criatividade , quando se trata de criação da arte e sem medir saberes em situações didáticas , que consigam despertar nos educandos a vontade de aprender, interpretar e aperfeiçoar - se para que estas situações didáticas tenham êxito é necessário planejar, introduzir, animar, coordenar, conduzir a um fechamento.

Qual é o papel da arte na educação contemporânea?

O papel da arte na educação é compreender suas manifestações na sociedade brasileira, cada vez mais importantes, no cenário mundial, e nos grandes centros já é uma realidade imperativa. Ao mesmo tempo em que aumentar sua importância cresce também o próprio espaço que a arte tem hoje para suas manifestações seja em espaços culturais adequados, ou nas escolas da rede de ensino, proporcionar diversas situações de ensino e provocar o olhar do aluno, tem a capacidade de girar discussões e confrontar as ideias que vêm a contribuir para sua cultura e senso estético, e ainda é uma realidade mais próxima no tempo e no espaço para a grande maioria dos alunos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (440.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com