TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e recreação

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-POLO DE AQUIDAUANA-MS

CURSO DE PEDAGOGIA- 6º SEMESTRE

DISCIPLINA: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFa. MARIA CLOTILDE BASTOS PIRES

                         

Acadêmicos:

                             Adriana Alcântara G. Matos                    RA: 349084.

Auredil Vera da Silva                               RA: 365905

Rodinéia Chimene Delgado                      RA: 383246

                                                            AQUIDAUANA-MS

                                                                     setembro, 2014

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO......................................................................................................... 03

2-MEMÓRIAS ESCOLARES.....................................................................................04

2.1-RELATO DA ACADÊMICA ADRIANA...........................................................04

2.2-RELATO DA ACADÊMICA AUREDIL...........................................................04

2.3-RELATO DA ACADÊMICA RODINÉIA..........................................................05

3- ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA..................................................07

4-PILARES DA EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICA.................................................08

5- PLANO DE AULA...................................................................................................09

6- EXPRESSIVIDADE ARTÍSTICAS.......................................................................11

INTRODUÇÃO

    As práticas com atividades lúdicas são propostas que permeiam desde a Roma e a Grécia antigas. Platão, citado por Kishimoto (1992) já comentava sobre o papel da Educação como uma forma de dar ao corpo e à alma, toda a perfeição de que são capazes, além da necessidade de se aprender por meio de brincadeiras, como uma contraposição à violência e à opressão.

     Aristóteles, citado por Kishimoto (1992) mencionava a necessidade de propiciar a todos os cidadãos o aprendizado das artes plásticas, dança e música; como partes integrantes da cultura intelectual do indivíduo.

    Platão e Aristóteles respaldavam o princípio do homo totus grego, ou seja, a suposição de que, por meio da Educação, seria possível desenvolver a totalidade das forças do homem, sem auto limitá-lo por uma estreita especialização. Essas forças espontâneas umas com as outras, ao fim, seriam responsáveis pela harmonização do indivíduo com seu ambiente, quer sejam objetos, natureza ou estado.

1-MEMÓRIAS ESCOLARES

1.1-RELATO DA ACADÊMICA ADRIANA

   Eu percebia que o processo de ensino desenvolvia de forma lúdica. A professora cultivava o processo ativo de estimulação a criatividade, a observação e o senso crítico para que as crianças possam ter para olhar amplo e uma visão complexa do mundo.

      Lembro que as aulas eram muito esperadas pelos alunos, e na época se chamava educação artística onde a professora sempre nos levava novidades, exemplo à professora mostra uma imagem da obra ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL, onde propõe à construção de uma maquete, utilizando materiais diversos, potes, caixas de leite, caixa de creme dental pote de sorvete entre outros.

        Na construção da maquete lembro que nós conversávamos bastante trocando ideias do que cada um ia fazer a padaria, a escola, o trem entre outros. Também mostrava outras obras para ser analisada pelos alunos como A CUCA de TARSILA DO AMARAL para trabalhar o medo e a criatividade de cada aluno.

     Numa roda de conversa falamos sobre os medos, elas expressavam seus sentimentos. Logo após o diálogo entre os amigos e com interferência da professora, sugeriu que cada um desenhasse a sua cuca, como ela era e de que forma eles haviam. Os alunos expressavam seus sentimentos através dos desenhos.

     Lembro-me também de trabalhamos com tinta conhecendo as cores primarias e secundarias, de alguns passeios fora da escola tipo museu, biblioteca, passeio com datas comemorativas como o dia do soldado no quartel entre outros.

     Eu particularmente adoro as aulas de educação artística por ser muito dinâmica e criativa.

1.2-RELATO DA ACADÊMICA AUREDIL

Na minha época, a aula de Artes, era chamada de Educação Artística, a professora sempre criativa em sua aula, com sua apostila de artes para todos.

Aprendi sobre cores (as cores primárias e a secundárias). Nós fazíamos quadros, pinturas, coisas com purpurinas sempre saindo da sala, e ao ar livre, no mínimo uma vez por mês.

 Aprendendo sobre escultura e arquitetos famosos, como o Aleijadinho e outros. Aprendemos sobre expressões, fazíamos nas provas desenhos com cada tipa de expressões facial. Aprendemos sobre jogo das cores, ampliação de desenhos em folhas quadriculada e copiar desenhos de ponta cabeça.

 Aprendemos alguns artesanatos como: Pontos básicos do crochê, Quadros com palitos de sorvetes, pequena mesas e cadeiras, com prendedor de roupas de madeira, Flores com papel crepom, Dobraduras, Trabalhos com argila (barro), Artes em garrafas de vidros.

 A professora trabalhava suas Artes em pano de prato, tapetes e desenvolvíamos socialmente, compartilhávamos experiências e comunicávamos entre os alunos e reforçávamos os laços de amizades. Tudo dependia da criatividade da professora, em relacionar o assunto que tínhamos que aprender, com um tipo de artes que nós pudéssemos fazer.

 A aula acontecia uma vez por semana, sempre eram interessantes as aulas, pois desenvolvia em nós, a parte intelectual, capacidade de pensar e transmitir o pensamento, comunicação entre todos.

1.3-RELATO DA ACADÊMICA RODINÉIA

Quando eu estava na 5ª série, eu lembro que a minha professora de Educação Artística trouxe material para trabalharmos com cores primárias.

Aprendemos a fazer quadros de pintura, desenhos pintados e embelezados com purpurina.

Também trabalhamos com garrafas pet fazendo vassouras, origamis, jogo de sombra nos desenhos.

Na 7ª série, a professora ensaiava algumas peças de teatro dramatizando fatos reais. Nas datas comemorativas trabalhávamos com lembrancinhas, íamos ao Museu, no dia do soldado íamos ao Exército.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com