TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte recriação e criatidades

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.289 Palavras (22 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Limeira

Pedagogia – Arte, Criatividade e Recreação.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – RELATÓRIO

Arte, Criatividade e Recreação.

 

LIMEIRA/SP

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – RELATÓRIO

Arte, Criatividade e Recreação.

Relatório sobre teóricos clássicos apresentados ao curso de pedagogia ao Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para cumprimento da disciplina Arte, Criatividade e Recreação Sob a orientação da

LIMEIRA/SP

                                                      2015

                                               

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. RELATOS DAS MEMÓRIAS ESCOLARES DAS ALUNAS:        

2.1 ALECI PRADO NUNES MENDES        

2.2 CRISTINA DE SOUZA ADRIANO        

2.3 DEBORA CRISTINA MELO QUESADA        

2.4 JÚNIA MARIZ DOS REIS        

2.5 LUCIANA CRISTINA AGAPITO CORREA        

3.0 REFLEXÂO SOBRE OS RELATOS DAS ALUNAS DE ACORDO COM SUAS      MEMÓRIAS        

4. QUAL É O PAPEL DA ARTE CONTEMPORÂNIA        

5. QUAIS SÂO AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR        

6. Plano de Aula: pintura com molde vazado, de figuras geométricas (educação infantil).        

6.1 Metodologia ou procedimento:        

6.2 Avaliação:        

7. “A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÂO ARTÍSTICA É DO TRABALHO COM OBRAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA SENSIBILIDADE INFANTIL”        

8. CONSIDERAÇÔES FINAIS        

9. Referências        


1. INTRODUÇÃO

 

O objetivo desse trabalho é relembrar como era a arte na educação do passado, e que dificuldades os alunos enfrentavam, como era o meio de se aprender artes, qual era a contribuição para o aprendizado dos alunos em relação à recreação, de forma que faça uma discussão, com pesquisa para um fortalecimento ao educador na disciplina de educação artística.

Vamos refletir sobre a Arte Contemporânea no século XX, é evidente que a Arte é um agrupamento de diversidades, de estilos, movimentos e técnicas.  Quando se fala em Arte Contemporânea não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria Arte ou uma análise crítica da prática visual. Por sua vez a Arte serve como amadurecimento do gostar, além de contribuir para o desenvolvimento da criatividade. Quando se põe em prática sua criação e usando a imaginação para explorar o há de melhor em seu interior.

 Perante a tecnologia a Arte reconhece os novos instrumentos de experimentar a linguagem visual, que nos dias atuais estão presentes em toda parte. Essas amplas variedades de estilos incluem: arte visual, música, dança e teatro, que torna o registro de fatos históricos e de momentos marcantes e cruciais na vida do ser humano, bem como a sua interpretação em nosso meio.

 A recreação através da Arte tem seu devido valor, pois esta é uma disciplina que desenvolve habilidade motora do aluno, e a capacidade de se expressar, através se aprende o respeito ao próximo de modo que o desenvolvimento dos mesmos junto às aulas de teatro dança música, pintura e oficinas etc., mas isso não quer dizer que tem que fazer isso só no ambiente escolar, e sim em outros lugares porque a escola é só o ponto de partida para que se voe alto.

O propósito de colaborarmos com o desenvolvimento de ensino e do conhecimento dos alunos pela Arte, é buscar meios em que as aulas de Artes e recreação venham ter seus valores merecidos, e que os educandos participem das atividades com mais dedicação, por sentir prazer em dar aulas e não fazer disso uma obrigação e que as aulas possam ter o gosto de quero mais.

   

2. RELATOS DAS MEMÓRIAS ESCOLARES DAS ALUNAS:

2.1 ALECI PRADO NUNES MENDES  

Vou começar falando já da minha época no ensino fundamental por que não tive o privilégio de estudar a pré-escola. Pois a região a qual eu morava os alunos já ingressavam aos sete anos no ensino fundamental, as aulas de artes eram de vez enquanto, não lembro exatamente a que frequência, sabe que fazíamos bastantes pinturas em desenhos já prontos, aquelas folhas mimeografadas, os alunos também reproduzia copias de desenhos dos livros e das datas comemorativas exemplo: Tiradentes, dia do índio, dia das mães etc. As brincadeiras eram pular corda, queimada, cantigas de roda, entre outras, ainda muito usada nos dias de hoje.    

Quanto às festividades escolares lembro que no dia das mães, os alunos recitavam versos e poesias, cantava alguns cânticos junto com a professora e cada aluno levava um presente, para homenagem das mães.

2.2 CRISTINA DE SOUZA ADRIANO

Com sinceridade não me lembro de muita coisa da minha fase escolar na pré-escola. Pintava desenhos prontos, que vinham com cheiro de álcool do mimeógrafo, cantávamos muitas cantigas, nos horários de entrada, lanche, saída, e as algumas vezes por cantar, a professora nos passava as cantigas. Lembro-me da professora da época, ela era muito elegante, estava sempre de salto alto, muito bem vestida além de bonita. Quando eu era criança pensava em ser professora como ela. A diretora também era muito boazinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com