TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes da Educação Cederj

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA - ARTES NA EDUCAÇÃO

POLO: Três Rios

Tema:

Os sons no meu dia a dia

Objetivo:

Perceber e identificar sons e ruídos do meio onde está inserido e classificá-los em agradáveis ou não; produzir sons coletivos e individuais e analisar que fazem parte do seu cotidiano.  

Duração:

Duas aulas

Ano escolar:

 4º ano do ensino fundamental

Recursos necessários:

Papel, prancheta, lápis, régua e lápis para colorir;

A atividade terá início na sala de aula e posteriormente um passeio pela área externa do Colégio.

Como o Colégio possui uma ampla área verde, os sons da natureza estão abundantemente presentes.

Metodologia:

Dentro da sala conversar sobre os diversos tipos de sons, pedir que façam um silêncio absoluto e logo em seguida muito barulho. Pedir que batam palmas de forma organizada e depois desorganizada. Com isso falar sobre os sons que nos agradam ou não;

Levar os alunos para um passeio ao espaço externo do colégio, pedir para anotarem em suas pranchetas os diversos sons que estão ouvindo. Sejam eles de animais - pássaros, cachorros, entre outros - ou mesmo sons produzidos por automóveis, máquinas, movimento das pessoas, etc.

Ao retornarem para a sala, formar um círculo de conversa, onde cada um deve manifestar qual o som mais gostou e qual o incomodou mais.  Pedir que reproduzam este som de várias formas, alto e baixo, grave ou agudo. Chamar atenção dos mesmos para o timbre de cada um, para que percebam a diferença existente entre a maneira de falar de cada um deles.

Ao término da conversa as crianças deverão montar um gráfico ilustrado, ou seja, desenharão os animais ou objetos, que perceberam, que emitiram sons em um comparativo de intensidade;

Avaliação:

A avaliação acontecerá durante toda a aula, através do envolvimento e participação dos alunos. Os gráficos também serão analisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com