TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo educação e tecnologia

Por:   •  4/6/2017  •  Artigo  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS humanas E SOCIAIS APLICADAS

Pedagogia 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Na Gestão Escolar

ALUNO: Grasiele Augusto dos Santos

Curso: Pedagogia

Matrícula: 2013049013

Arapongas

 2015

Grasiele Augusto dos Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NA GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade UNOPAR- Universidade Norte do Paraná como requisito parcial do curso de Estágio Curricular em Gestão e Coordenação Pedagógica.

Coordenador de Curso: Andreliza Cristina Soares

ARAPONGAS

 2015

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo do (a) aluno (a): Grasiele Augusto dos Santos

Data (mês e ano): Novembro 2015

Matrícula: 2013049013

Instituição de Ensino: UNOPAR- Universidade Norte do Paraná

Curso: Pedagogia

Entidade (Empresa): Escola Municipal Padre Germano Mayer

Data de início do estágio: 19/10/2015

Data de término do estágio: 13/11/2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        AMBIENTE DE PESQUISA        6

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

3.1        Período de Observação        7

3.1        Período de Coparticipação        7

3.2        Período de Regência        8

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura,e àLei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, GRASIELE AUGUSTO DOS SANTOS do 6º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na Gestão na ESCOLA MUNICIPAL PADRE GERMANO MAYER , no período do dia dezenove de outubro de dois mil e quinze á vinte três de outubro de dois mil e quinze fazendo a observação e do dia nove de novembro de dois mil e quinze á treze de novembro de dois mil e quinze aplicando assim sua intervenção.

          O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.

  Neste contexto a prática de estágio foi realizada na área de Gestão e Coordenação Pedagógica, onde a estagiária pode observar a função do pedagogo, percebendo que o mesmo tem seu papel fundamental na escola, pois é através dele que se dá o andamento da mesma, buscando sempre interligar com todas as questões da escola.

        Observa se que o pedagogo tem que lidar com vários tipos de situações seja ela simples ou algumas situações que a escola tem o dever de saber lidar como a violência, a falta de respeito dos alunos e até mesmo os problemas no qual os alunos trazem de seu dia a dia, e a falta dos pais no convívio escolar de seus filhos.

 E é através da experiência que é proposta ao aluno, que o pedagogo vai desenvolver suas capacidades de solucionar os problemas, buscando desenvolver recursos e meios que possam prepara la para enfrentar a realidade que irá enfrentar em seu dia a dia na instituição de ensino.

Nesse estágio a estagiária pode obter conhecimentos no qual sirva como uma experiência possibilitando instrumentos que podem fazer a diferença em sua formação para que futuramente possa realizar seu trabalho de forma correta podendo obter uma postura profissional adequada e de responsabilidade

 

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

O estágio foi realizado na Escola Municipal Padre Germano Mayer, situado na cidade de Arapongas, localizado na Rua Ave-Lira n° 140, CEP: 86707-060, na Vila Nova.

A instituição de ensino teve seu funcionamento iniciado a 7 de março de 1966, o nome da Escola é uma homenagem póstuma ao Padre Germano Mayer, primeiro vigário Palotino radicado em Arapongas.

Necessitando de uma escola, o prefeito Dr. José Colombino Grassano edifica esse estabelecimento de ensino e para isto enviou o projeto a Câmara de Vereadores, que pronto aprovou e colocou o nome na instituição. A inauguração foi realizada no dia 08 de maio do mesmo ano. Em 1967, passou para o quadro dos estabelecimentos públicos do Paraná.

A escola oferta a Educação básica na modalidade de Educação Infantil Jardim II e Ensino Fundamental do 1° ano ao 5° ano, nos período matutino e vespertino uma média de 453 alunos, distribuído em turnos e podem variar conforme a demanda. Atualmente no período matutino a escola atende duas turmas de 3° ano, três turmas de quarto ano, três turmas de 5° ano, uma turma de Classe Especial, uma turma de Sala de Recursos Multifuncional I, uma turma de Sala de Atendimento Pedagógico, uma turma de reforço, totalizando 12 turmas. No período vespertino atualmente a escola atende quatro turmas de 1° ano, quatro turmas de 2° ano, três turmas de 3° ano, uma turma de Sala de Atendimento Pedagógico e uma Sala de Recursos Multifuncional I totalizando 13 turmas.

A escola também oferta Educação Especial, através da inclusão, Sala de Recursos Multifuncional e Classe Especial aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, baixa visão, surdez, por meio de uma proposta pedagógica e metodologia apropriada e professores de apoio especializados nas áreas de atendimento citadas no período matutino e vespertino. A instituição tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Arapongas.

A escola recebe alunos da comunidade, do centro e de outros bairros como Flamingos, Padre Chico, Araucária, Centauro, etc... Alguns alunos necessitam de transporte particular ou coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com