TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes e Recreação

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Quando a criança faz uma pintura ou desenho, rabisca, canta, dança, dramatiza e vive nem que seja por instantes o faz de conta, expressa seus sentimentos, suas emoções, desenvolvem a sua sensibilidade, criatividade, imaginação, além de ser uma forma de comunicação, sendo essa, por palavras, desenhos, gestos, toques, etc. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade, além de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria.

O trabalho das artes na educação irá propiciar as crianças um momento em que elas poderão se expressar de forma livre e verdadeira, fazendo algo que lhes propicia prazer. As artes têm o poder de conduzir essas crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades, e também enriquecendo a criança e seu nível cultural, que a levará a um desenvolvimento no seu todo humano.

Em nossa idade escolar, recordamos de atividades como modelagem, papel recortado, brincadeiras de mímica, danças com coreografia, músicas e uma das brincadeiras eram as cantigas de roda como Ciranda cirandinha, Fui morar numa casinha, Atirei o pau no gato e algumas noções de com desenhar, exemplo, através círculos desenhar um animal ou parte deum corpo.

A Cristiane lembra-se que a professora nos levava a buscar os mais diferentes métodos de trabalhos manuais, desde pintura a dedo, passando por pintura em tecido e até mesmo fazendo alguns trabalhos em tear.

Realizou também trabalhos com giz de cera com várias cores diferentes em uma cartolina branca. Onde depois se passava nanquim, esperava secar e depois com estilete fazia-se o desenho em contornos, revelando as cores.

Outro trabalho é em cerâmica, onde se passava duas ou três de mãos de tinta branca esperava-se secar e após isso trabalhava com verniz vitral em toda a peça.  Sem deixar que o verniz secasse completamente, envolvia-se um plástico na peça e esperava secar. Quando seco retirava-se o plástico e o desenho aparecia na peça de cerâmica.

Outro trabalho era a confecção de bichinhos com bola de gude e massa de durepóxi. Modelava-se o bichinho desejado exemplo cachorro, gato, elefante, centopeia, aguardava a secagem do durepóxi, e após essa etapa fazia-se a pintura. Também aprender a técnica de pintura em tela com tinta a óleo.

Assim acreditamos que o modelo educativo vivenciado por nós favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos.

Pois as atividades artísticas tinham como objetivo ampliar conhecimento de mundo, comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de varias expressões das artes, e manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.

Como professores uma da alternativa para proporcionar o pensamento critico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade seria trabalhar com Autorretrato, Apreciação de obra de arte, Desenho e pintura.

A arte é de grande importância para o desenvolvimento humano, porque além de ser uma forma de expressão de um ponto de vista de uma civilização, é também um grande difusor de valores e costumes para nossa sociedade.  Através da arte, sabemos a maneira de ver o mundo, os costumes, os valores sociais, a organização da sociedade, a identidade humana de um determinado lugar e de uma época determinada. Sendo assim, a matéria prima para a arte é o mundo, a vida. Ela permeia o cotidiano das pessoas o tempo todo e possibilita ao ser humano compreender, expressar e recriar a sua existência.

As interações sociais são de importância fundamental na formação do psiquismo humano, pois o funcionamento psicológico só pode ser entendido através das dimensões individual e social. Segundo Vygotsky (1988), o psiquismo humano encontra terreno fértil para seu desenvolvimento no contato com as obras de arte, pois ao adquirir forma a obra de arte exige a participação das funções da consciência, provocando uma expansão nas funções psicológicas como: a percepção, a atenção, o pensamento e a memória, ampliando a sensibilidade, a reflexão e a imaginação.

Howard Gardner (1999), autor das Inteligências Múltiplas, descreve a inteligência humana como um conjunto de competências ou “inteligências” que compõem a mente, Ele defende a ideia de que a arte está intimamente ligada ao desenvolvimento humano, baseando-se no princípio de que toda criança se desenvolve a partir de três sistemas internos de ver, sentir e fazer. O desenvolvimento estético assim como a linguagem e a lógica são natos, mas se desenvolvem a partir da interação e estimulação oferecidas pelo meio. Ao produzir artisticamente, o ser humano articula e estrutura o sentir e o pensar. Nesse processo acontece a organização e a ordenação do pensamento, a significação (representação), a construção de imagem, a expressão da história pessoal e social do sujeito, pois arte é o resultado da articulação entre o fazer, o conhecer, o exprimir e o criar (Bueno, 2002).

Arte, portanto, é o conhecimento, pois o fazer artístico pressupõe o desenvolvimento dos processos mentais de raciocínio, memória, imaginação, abstração, comparação, dedução, generalização, indução, e esquematização; visto que compreende uma série de ações e operações conectadas ao sujeito, que compreende, relaciona, ordena, classifica, transforma e cria (Castanho, 1982). Na produção artística o sujeito participa ativamente, percebe a realidade, sua capacidade de transformar e inovar. Cada criação é única e revela o universo de cada ser, seu olhar, sua visão de mundo, num ambiente de interação social. Diante de uma obra, podemos nos observar, ao mesmo tempo em que observamos a imagem que se entrega à nossa contemplação, ou seja, ao mesmo tempo reflexo e espelho. Ao nos emocionarmos com uma obra, passamos a ouvir em nós o eco da mesma verdade que levou ao artista criá-la. Para que possamos compreender o sentido de uma obra, é necessário permitir que ela nos transforme como transformou o artista (Albano, 2001).

As diversas formas de expressões artísticas, artes visuais, dança, música, teatro e outras, permitem ao homem entender o contexto ao seu redor e relacionar-se com ele, podendo conduzir a novos processos mentais ao provocar diferentes formas de pensar e de ver o cotidiano. A arte através da linguagem, interpretação, e representação do mundo é uma forma privilegiada dos processos de expressão humana e instrumento essencial para o desenvolvimento humano, pois revela uma abordagem global de uma educação estética, baseada na consciência, raciocínio e inteligência dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (179.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com