TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades práticas supervisionadas (ATPS)

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

ANA NAJARA GONÇALVES OLÍMPIO RA: 7986735518

ANA NHAIARA GONÇALVES OLÍMPIO DE SOUSA RA: 7986735555

BENEDITA GOMES RA: 7926685468

EMANOEL ROCHA DE CARVALHO RA 442255

                                        

6ª Série – Arte, Criatividade e Recreação

SOBRAL, CE – 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: SOBRAL - CE

6º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividades práticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação sob a orientação do Tutor Presencial: Emanuel Alisson Damasceno, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Polo Sobral.

SOBRAL, CE – 2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste na sequência de registros reflexivos tecidos a partir do processo de ensino e aprendizagem na prática docente. Enfatizando a formação de profissionais críticos, o que pode gerar a oportunidade de produção de materiais para além das vivências acadêmicas, ao retratar um espaço múltiplo e complexo, permeado por relações entre diferentes indivíduos nas diferentes concepções de vivências.

RELATOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS A PRÁTICAS ARTÍSTICAS, DE ARTESANATO, RECREAÇÃO OU OUTRAS ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE.      

[pic 3]

“Não quero colocar aqui a responsabilidade só sobre os professores de Artes, que na sua maioria nem se quer tem formação específica para tal função, mas minha escola desenvolvia sua proposta dentro de uma perspectiva tradicional, a arte era tratada como um conjunto de atividade/técnica, onde o aluno desenhava, pintava, recortava e colava, num processo considerado como auto-expressão e não conseguíamos perceber a arte na vida cotidiana” Nhaiara Olímpio

“Quando eu estudava na 5º série, lembro-me que a minha professora ensinava aos alunos vários trabalhos de artesanato em madeira e objetos como: porta –lápis alguns enfeites como quadrinhos de parede, quadros com palitos de sorvete, pequenas mesas e cadeiras  com prendedor de roupas de madeira, flores com papel crepom.[pic 4]

Na 6º série, utilizávamos sucata, para fazer alguns brinquedos folclóricos e sempre quando concluíamos os trabalhos, era feita uma exposição para os pais e a comunidade. Aprendemos sobre esculturas e arquitetos famosos como o aleijadinho e outros, fazíamos nas provas desenho com cada tipo de expressão facial.

Na sala de aula, a professora trabalhava muito a relação com a família, nas datas comemorativas, como por exemplo, o dia das mães, ela contou a historia dos 3 porquinhos , depois pediu para as mães e os filhos juntos , reproduzirem a historia através do desejo , sendo que os mesmos foram expostos no mural da escola”. (Benedita Gomes).

“Na minha época de escola havia a aula de Educação Artística, onde os alunos cobriam desenhos, preenchiam com grãos, sementes, areia, folhas, raspas de madeiras, e outras coisas, desenhos já preestabelecidos, geralmente dentro de um tema que era determinado pelas datas comemorativas. Práticas que hoje se sabe, embora ainda seja proposta em muitas escolas, que nada estimula a criatividade das crianças e sim limita”. (Emanoel Rocha).[pic 5]

 

A IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR.

A arte é um conjunto de ideias resultantes da habilidade, imaginação e invenção do ser humano. A contribuição do ensino das Artes na formação do cidadão no contexto da cultura contemporânea é de suma importância, pois sabemos o quanto a arte na escola pode ser valiosa, e se bem trabalhada a expressão artística é uma das mais úteis estratégias de avaliação que o educador pode contar.

Sendo a criança uma criadora em potencial ela se desenvolve positivamente a estímulos artísticos, mesmo antes de estar apta para a leitura ou escrita. Através da expressão artística consegue-se uma avaliação significativa do desenvolvimento metal das crianças, suas predisposições, sentimentos, imaginação, percepção e domínio motor. É importante que o professor apresente obras de artes de diferentes artistas, mas sempre deixando a criança criar a sua própria obra.

A apreciação de obras de arte é muito importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal, e para o desenvolvimento da sua criatividade, tornando-a um individuo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos.

O trabalho com releitura de obras faz com que as crianças entrem em contato com o universo da arte de forma participativa após apreciar e ter informações sobre determinada obra. Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades como: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.

 O objetivo maior não é simplesmente proporcionar as crianças para que conheçam apenas artistas como Picasso ou Volpi, mas que a criança conheça tempos e lugares diferentes podendo falar dos seus sonhos, de sua cultura, de sua realidade. É muito importante que a escola prepare os seus alunos para apreciar e compreender a arte, para que eles sintam-se capazes de dialogar com as obras dos artistas e produzir sua própria arte.

Deste modo, ampliando as percepções dos aprendizes por meio da leitura e analise das imagens, sejam essas imagens obras de arte ou imagens ilustrativas do cotidiano, estaremos estimulando a livre expressão e a criatividade. Valorizando a arte, o desenho na escola, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas. As aulas de artes não devem ser vistas como uma forma de brincadeiras, para trabalhar coordenação motora ou apenas para enfeitar as salas de aula, deve-se trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento da criança. O ensino de artes visuais quando for bem aplicado pelos professores, pode promover a criança o conhecimento que tanto precisam para a compreensão da sua cultura e da cultura do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (70.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com