TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Naturais e Humanas

Por:   •  27/8/2023  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANA

Prof. Rodrigo Touso Dias Lopes

PORTFÓLIO 1

SALVADOR

2022

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANA

Prof. Rodrigo Touso Dias Lopes

PORTFÓLIO 1

Aluno: Maurício Cardoso de Araújo

RA: 8169194

SALVADOR

2022

1 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A instituição de ensino descrita neste trabalho é a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, situada na Rua Rui Barbosa, n.º 27, Centro, Lajedinho – Bahia. Constitui-se em uma escola da rede municipal de ensino, que atende cerca de 240 alunos, nos turnos matutino e vespertino, do ensino fundamental 2. Além das dez salas de aulas reservadas para os alunos, a escola possui salas de secretaria/coordenação e de direção, sala de vídeo, laboratório de química, uma pequena biblioteca e um ginásio de esportes anexo, com quadra poliesportiva.

Em sua matriz curricular estão previstas 2 aulas semanais das disciplinas de História e de Geografia, perfazendo o total de 80 horas semanais para cada e 3 aulas semanais dedicadas ao ensino de Ciências, perfazendo o total de 120 horas semanais. A área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo. As Ciências Humanas, por fim, devem contribuir para que os alunos desenvolvam a noção de contextualização marcada pelo binômio tempo x espaço.

2 APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DESTINADO AO PROFISSIONAL DE ENSINO

A seguir, serão transcritas as respostas fornecidas pelo profissional de ensino, Sr Samuel Wesley Azevedo Bandeira, docente da disciplina de Geografia da escola sob análise, desde o ano de 2011.

1 – Idade: 42 anos

2 – Escolaridade: Graduação e Especialização em Geografia

3 – Tempo de conclusão da graduação? “Conclusão em 2003, ou seja, há 19 anos.”

4 – Há quanto tempo trabalha como docente nesta escola? “Apesar de possuir 19 anos em sala de aula, nesta escola trabalho como docente desde 2011.”

5 – Ano do Ensino Fundamental em que atua nesta escola? “8º e 9º anos do fundamental 2.”

6 – Qual a carga horária semanal dos componentes curriculares Ciências, História e Geografia no ano/série em que atua? “Em 2022, carga horária de 20 horas semanais.”

7 – Quais os objetivos desses componentes curriculares? “Preparar os alunos para vivências práticas, onde os conteúdos possam ter significado em sua vida comum, bem como o preparar para um desenvolvimento pedagógico para o ensino médio.”

8 – Como planeja as aulas desses componentes curriculares? “O planejamento é feito com base nas exigências do MEC, PCN e auxílio da coordenação, que trabalha na elaboração do projeto semanal. Tudo é baseado no material didático que o aluno tem em mãos e a necessidade de sua localidade, pois o planejamento deve buscar um ensino voltado para a sua realidade.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com