TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens possíveis no ensino de Ciências Humanas e Naturais

Resenha: Abordagens possíveis no ensino de Ciências Humanas e Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagens possíveis no ensino de Ciências Humanas e Naturais

Roberto Catelli Jr., professor de História e coordenador da EJA na ONG Ação Educativa, em São Paulo, propõe que em História e Geografia o educador promova debates considerando que boa parte dos alunos já tem um emprego. Assim, conteúdos como a Revolução Industrial ou as teorias sobre métodos de produção podem ser trabalhados em conjunto com as relações de trabalho atuais.

Em Ciências, as crendices do senso comum sobre o uso de remédios ou a respeito da cura de doenças podem ser bons pontos de partida para discussões em sala. Se estes assuntos forem frequentes, o professor pode mostrar como os remédios são fabricados, explicar por que a automedicação é perigosa ou comentar a validade dos saberes sociais sobre a cura de doenças.

Para Catelli, independentemente do conteúdo ensinado, na hora de planejar as aulas o professor deve ter em mente que "o fundamental é encaminhar o aluno para a conclusão da Educação Básica e pensar que estudar pode mudar a vida deste adulto".

Música para ensinar História

Para ensinar os fatos históricos do Brasil no último século a alunos que têm entre 17 e 70 anos, a professora Maria Regina Silva, da CEMEJA Professor André Franco Montoro em Jundiaí (SP), usa canções da década de 1920 até os dias atuais. Junto dos alunos, ela está construindo uma linha do tempo, que será concluída no final do semestre. Nas aulas de Língua Portuguesa, as letras das canções ajudam os estudantes a reconhecerem o que já sabem e aprenderem a escrever novas palavras. Paralelamente, na hora de estudar História, a docente comenta o contexto em que as músicas foram produzidas.

Desta forma, a turma já estudouTenentismo, República Velha e os governos dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, usando como gancho músicas de Noel Rosa, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A professora discute com os alunos se eles lembram o que acontecia no país naquele período e pede que contem suas experiências. A partir das discussões e da leitura de textos informativos, Maria Regina explica o conteúdo do currículo. "O principal é mostrar à turma que eles fazem parte da História e que ela não é algo que está só nos livros", explica.

Dicas para a formação dos professores

O professor responsável por turmas de adultos pode buscar formação continuada para se sentir mais seguro no planejamento das aulas. Uma dica é procurar os cursos deste segmento oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil, vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação.

Se você é professor e acaba de assumir uma turma de adultos, vale consultar, também, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com