TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças: Mesmo Com Nossas Diferenças, Todos Nós Somos Iguais

Por:   •  19/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhando As Diferenças: Mesmo Com Nossas Diferenças, Todos Nós Somos Iguais.

NÍVEL DE ENSINO

Ensino Fundamental Inicial

COMPONENTE CURRICULAR

Ética

Pluralidade Cultural

TEMA

Cidadania: diferenças e desigualdades

JUSTIFICATIVA

Verificando a necessidade de reconhecimento das diferenças culturais, de si mesmo e do respeito mútuo dentro do ambiente de escolarização é necessário que os alunos tenha conhecimento primeiramente de sua árvore genealógica. E segundo Terezinha Rios em seu livro Ética e Competências “a escola deve ser um espaço de predominância do consenso e da persuasão”. Onde o consenso resultaria de aproveitar o espaço existente na sociedade cível para seu fortalecimento e para a transformação necessária na estrutura social, portanto é na escola que a criança obterá conhecimento para a sua transformação e da sociedade.  

OBJETIVOS GERAL

 Desenvolver atitudes de respeito ao próximo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Desenvolver conceito de cultura, raça e árvore genealógica; - Conhecer diferentes culturas e raças; - Aprender a confeccionar sua própria árvore genealógica; - Desenvolver a linguagem oral e escrita; - Ampliar a capacidade de observação, interação e pesquisa; - Desenvolver atitudes de respeito.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

1º momento

O professor irá identificar os conhecimentos das crianças sobre o que é cultura e raça. Irá auxiliar os alunos no uso do dicionário para encontrar a definição das palavras: Cultura e Raça. Levar a turma na sala de vídeo e passar o chip musical: “A Diversidade é a minha Identidade”, disponível no You Tube de 07h38min de duração: https://www.youtube.com/watch?v=pMmt1W_a2Yc

 Fazer uma roda de conversar com as crianças, auxiliá-las no processo de avaliação das semelhanças e diferenças entre as várias culturas existentes dentro do Brasil. Dividir sua turma em grupos, passar o questionário que pode ser respondido no caderno e discutido em roda de conversa:

Questionário:

1) Defina Cultura e raça.

2) O que você entende por diversidade cultura?

3) O Brasil possui essa diversidade cultura e como são representadas?

4) Podemos afirmar que somos nascidos de uma raça única?

 Pesquisa:

Para iniciarmos nossa exposição, peça que realizem uma pesquisa e tragam imagens das diferentes culturas e raças.

2º momento

Iniciar a leitura do livro "Minha família é colorida" de Giorgina Martins. Defina o conceito de “árvore genealógica”. Fazer uma Roda de conversa e discutir sobre a história, deixando que os alunos respondam as seguintes perguntas:

1) O que despertou a curiosidade de Ângelo, o personagem da história?

2) Por que a mãe de Ângelo apresentou uma foto?

3) Por que Ângelo comparou sua família a uma caixa de lápis de cor?

4) Alguém tem uma família semelhante ao de Ângelo e já questionou sobre o assunto com a família?

 5) Se sim, qual a resposta. Disponibilizar uma cópia do livro para cada grupo para que leiam silenciosamente. Peça que os alunos identifiquem no texto as palavras que não são comuns e que procurem seus significados no dicionário.

Pesquisa: Peça para sua mãe uma foto de sua família, para que possa seja colocada no mural da sala. Agora que eles já descobriram a origem de algumas características próprias de suas famílias, disponibilize o desenho da árvore para que eles possam confeccionar a sua própria arvore genealógica disponível no site:

http://www.comofazer.org/sociedade-e-cultura/relacionamentos/como-fazer-uma-arvore-genealogica/

[pic 1]

3º momento

 Iniciar uma roda de conversa analisando as fotos que foram coletadas pelos alunos de suas famílias. Peça para que façam uma lista de diferenças visíveis encontradas entre os grupos: a cor dos cabelos, vestimentas, características físicas, etc. O professor deverá nessa hora ficar atento nas reações dos alunos, para que seja observadas atitudes de discriminação ou preconceitos, para intervenção imediata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com