TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Oficinas Pedagógicas

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

COMO PODEM SER DESENVOLVIDAS AS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Graziela Debarba¹

Vilisa Rudênco Gomes ²

        

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar como o as oficinas pedagógicas podem contribuir para a aprendizagem das crianças que frequentam o ensino fundamental. Foram realizadas pesquisas bibliográficas de diferentes autores e que após a era romancistas ele ganha importância e passa a ser observado e estudado de forma abrangente. Um dos objetivos específicos da prática de oficinas pedagógicas é a de averiguar o envolvimento do professor com a prática das oficinas, compreender os processos de ensinar e aprender na escola, compreender as implicações da ludicidade no desenvolvimento da criança. Para obtenção dos dados para a pesquisa foram pesquisadas algumas questões como o lúdico é trabalhado e com qual frequência seria e quais as implicações no desenvolvimento da criança. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de se ter uma pratica pedagógica lúdica para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Aprendizagem. Lúdico. Oficina pedagógica.

1. INTRODUÇÃO

Jogo é coisa séria, é através dele que a criança se prepara para a vida adulta, no seu mundo lúdico ela tem consciência do papel de adulto que desempenhará, ela se sente crescer com suas conquistas lúdicas. Para ela o brincar representa o que o trabalhar representa para o adulto, assim como vários outros autores que discorreram sobre o assunto, havendo uma concordância entre eles, onde o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil quando ele ocorre, ou seja, quando a criança não brinca, é um sinal de que algo não vai bem com ela, seguem também este raciocínio Paulo Freire e Tizuko Kishimoto.

A rotina escolar muitas vezes torna-se uma demanda de trabalho corrido, muitas vezes maçante, sendo assim se a escola não houver uma prática pedagógica inovadora ela pode vir a ficar estagnada e também com a oficina os educadores terão maior interação com as crianças, tornando esta experiência mais enriquecedora.

A metodologia irá se compor com musicalidade e jogos. Na prática seria uma vez por semana, cada série terá 1 hora de oficinas pedagógicas a realizar-se: 30min para prática de jogos musicais e mais 30min para ensaios com instrumentos (neste último intercalando semana x semana, para criações dos instrumentos).

O objetivo deste trabalho é investigar o envolvimento do professor com a prática interdisciplinar: o lúdico, compreender as implicações da ludicidade no desenvolvimento da criança, o que irá lhe acrescentar esta aprendizagem aberta e dinâmica, esperamos inovação de experiências e ampla construção de conhecimentos.

2. QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM APRENDIZADO LÚDICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra senão a distância entre um nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independente um problema, e nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz (VYGOTSKY, 1984, p.97).

O brincar é algo fundamental para o desenvolvimento infantil, todas as crianças brincam quando não estão cansadas ou doentes. Elas brincam pelo prazer de brincar.

“Assim, os jardins de infância frobelianos incluem jogos nos quais se permite às crianças uma livre exploração, oferecendo apenas o suporte material e jogos orientados nos quais há clara cobrança de conteúdos a adquirir” (KISCHIMOTO, 2007, p 103).

O jogo determina o desempenho de certas habilidades definidas por regras pré-determinada. Para a autora a brincadeira é a ação que a criança desempenha ao realizar as regras do jogo e ao se envolver completamente nesta ação lúdica.

“Quem ensina aprende ao ensinar quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 2011, p.25)

A oficina na parte em jogo se torna aprendizagem à normas sociais, ou seja: desta maneira a criança pode experimentar comportamentos sem medo de possíveis erros e consequentemente punições

3. MATERIAIS E MÉTODOS A SEREM UTILIZADOS NA OFICINA PEDAGÓGICA

Alguns exemplos a serem executados:

Dança do jornal – Material: Jornal e Cds com músicas de diferentes ritmos. Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música), todos os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.

Dança das cadeiras -  Material: Cadeiras e música. Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca. Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas. Perde quem ficará sem sentar.

[pic 1]

Tambor de lata e bexiga – Material: lata vazia e bexiga. Cobre o lado aberto da lata com a bexiga cortada sem a abertura. (Instrumento musical)

[pic 2]

Garrafa de chuva – Material: Garrafas pets vazia, palitos de dente, grãos pequenos, como quinoa e amaranto. (Instrumento musical)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com