TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Oficinas Pedagógicas: Inclusão na Brinquedoteca

Por:   •  5/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Rafaeli Caminha Rios¹

Célia CristinaPeres ²

RESUMO

Este trabalho tem como foco discernir sobre a importância da inclusão por meio da brinquedoteca e das oficinas pedagógicas, onde cada criança em sua singularidade podem expressar suas vontades, desenvolver laços uma com as outras e descobrir um novo mundo através de ambientes e de  práticas que estimulem e às desenvolvam. O brincar como ato principal e as suas concepções tratam sobre a sua essência na infância, e as brinquedotecas são espaços onde as crianças obtem experiências e aprendizagens. As observações aqui apresentadas nos premitem concluir que a brinquedoteca contribui para que a inclusão ocorra de maneira natural e o brincar seja uma ponte onde cada criança se desenvolve no amplo conceito do mundo a sua volta, onde sua criatividade e afetividade são estimulados e seus direitos garantidos.

Palavras-chave: Inclusão, Brinquedoteca e Brincar.

  1. INTRODUÇÃO

A brinquedoteca é uma grande aliada no processo pedagógico, pois chama atenção pelo ambiente que é propicio para as crianças e para a inclusão, pois ao mesmo tempo que a criança brinca ela é desenvolvida e pode ser avaliada, pois através das brincadeiras as crianças podem se expressar, criar, socializar, fazer suas próprias descobertas, se desenvolvendo de forma integral.

Sendo assim a brinquedoteca possibilita a construção do conhecimento através de suas vivencias em atividades lúdicas e das práticas ofertadas através das oficinas pedagógicas, pois essa ludicidade trazida pelas brinquedotecas favorece na inclusão tendo um papel fundamental no âmbito escolar. Pois Macedo(1995,p.2) complementa que:

“Na estrutura de jogos e brincadeiras simbólicas, os aspectos fundamentais dos jogos e brincadeiras de exercícios estão presentes como parte, como elemento,porque quando para uma criança brinca de boneca, simula sua casa, quando brinca de bonecas, desempenha um papel social, transforma coisas, exercitando-as.Ou seja, no jogo e na brincadeira simbólica há exercício, prazer funcional, repetição.”

        Esse trabalho apresenta o estudo sobre a importância da inclusão por meio da brinquedoteca, pois se faz necessário promover a inter-relação entre o prazer e a inclusão. Isso justifica o porque das crianças portadras de deficiência  nem sempre dispor  de um ambiente apropriado para que haja a estimulação do lúdico como processo de de aprendizado. Dessa forma compeendemos que a participação da brinquedoteca torna-se crucial para o desenvolvimento dessas crianças, uma vez que o objetivo desse espaço lúdico é criar um ambiente de prazer, diversão e que ao mesmo tempo possa contribuir para a formação e no desenvolvimento dessas crianças.

        Quando as crianças chegam em uma brinquedoteca desmonstram um sentimento misto de curiosidade e alegria, logo em seguida procuram o espaço que mais lhe agrada ou lhe chama atenção, também observam os jogos disponíveis e assim dão início as suas brincadeiras sejam elas individuais ou em grupo. E é sempre importante ressaltar a importância de materiais e jogos específicos para cada deficiência.

O ato de brincar , seja ele qual for, não é um mero passa tempo, pois é através do brincar que a criança se desenvolve, possibilitando e aperfeiçoando o seu raciocínio, estimulando através de situações problemas, trazendo para a brincadeira o seu mundo.

Compreende-se a importância desse espaço no ambiente escolar, visando o completo desenvolvimento da criança, a fim de que a criança se torne de fato um sujeito crítico, capaz de refletir e tomar decisões, onde o professor deverá entender e estimular o brincar na sua essência, respeitando os limites e valorizando seus avanços. Para Santos (1997,p.13) a brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu nesse século para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar.

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A importância do brincar como forma de inclusão:

A brinquedoteca é um espaço lúdico onde a criança brinca livremente, estimulando sua criatividade e desenvolvendo suas habilidades motoras, imaginativas e cognitivas. Mas principalmente é um ambiente que proporciona as crianças a liberdade de expressão, pois é brincando que a criança estimula sua capacidade de concentração e expressão, atenção e o favorecimento de equilíbrio emocional para o desenvolvimento de sociabilidade e criatividade, pois dar a  oportunidade para brincar é incentivar na valorização do brinquedo com atividades geradoras de desenvolvimento intelectual, emocional e social.

 Entretanto brincar é incluir, pois as crianças não percebem suas diferenças ao contrário elas divertem-se, brincam, jogam e interagem sem perceber as competências e habilidades de seus colegas. O brincar infantil não determina as diferenças, pelo contrário ele cria uma ponte para a inclusão.

As brinquedotecas surgiram no Brasil na década de 80, como espaços definidos por brincadeiras lúdicas. Segundo o dicionário de Laurosse (1992,p.699 apud Dornelles 2011, p.), o termo  lúdico vem do latim- Ludus que quer dizer jogo, brinquedo, divertimento, passa tempo, etc. Nos dias de hoje a brinquedoteca continua tendo esse mesmo significado mas atua como uma importante ferramenta onde o brincar torna-se significativo, mostrando-se de grande importância para o desenvolvimento da criança e na inclusão. Por esse motivo é tão importante a implementação desses espaços que contemplam algo novo, mais atraente para todas as crianças. Sabemos que o aprendizado vai além da sala de aula, por isso se compreende a necessidade da criação de brinquedotecas nas escolas, nos hospitais e em lugares públicos. Nesse sentindo, Sousa(2012), enfatiza que:

Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é a brincadeira, o ato de brincar, por esse motivo que nos propormos a estudar sobre como estas brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “passa tempo”, passando a ser visto como estratégias para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos de inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico.

As brinquedotecas são importantes ambientes de aprendizagem, sobre tudo para a inclusão desde a educação infantil. Por meio da brinquedoteca as crianças tem a oportunidade de se manisfestarem, fazerem-se presente e deixarem suas marcas expostas. Agostinho (2003 apud SIMIANO,2012), relata que as brinquedotecas ocupadas pelas crianças, dá-se a impressão que “as paredes falam, pulsão, revelam o que está sendo vivido nos espaços”. As crianças tanto se desenvolvem como são inseridas no mundo a sua volta convivendo umas com as outras como também descobrindo-se, pois sabemos que não existe nada mais motivador do que aprender brincando, pois assim é possível explorar a sua imaginação, seus desejos, descobrindo- se, desenvolvendo suas capacidades e habilidades sendo estimulada por si mesma naturalmente. Conforme Maluf(2003,p.9) diz que o brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com