TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao Multiculturalismo

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal fazer com que analisemos a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas. Onde, através dele, poderemos favorecer nossa aprendizagem, estimulando a co-responsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz, desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado e principalmente, desenvolver o raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Ao final dele, seremos capazes de aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas e utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

2. ETAPAS

2.1. PASSO1

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao Multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases Da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96). A Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a obrigatoriedade o ensino de História, Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, dessa forma garantem todo o direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros, promovendo uma grande interação e um alto índice de conhecimentos adquirido.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) O PCN do Ensino Fundamental tem como objetivo auxiliar o trabalho do professor, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade. E isto só será alcançado se oferecermos à criança brasileira pleno acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania. Tais recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade. Devemos lembrar que o volume 10 do PCN trata das questões de Pluralidade Cultural, enfatizando as diversas heranças culturais que convivem na população brasileira, oferecendo informações que contribuam para a formação de novas mentalidades, voltadas para a superação de todas as formas de discriminação e exclusão. A primeira parte do documento contempla os aspectos que envolvem e justificam o tema, indica a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura e especifica os objetivos a serem alcançados no decorrer de todo o ensino fundamental. Na segunda parte, encontram-se os conteúdos, os critérios de avaliação e as orientações didáticas que deverão nortear o trabalho das quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações Étnico-Racionais para o ensino de História e culturas afro-brasileira e Africana Pretende provocar percepção da importância das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, tornando-se obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. A lei dispõe que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil assim o aluno terá a possibilidade de poder ver as lutas e esforços com o objetivo de construir uma escola em que todos tenham acesso e condições para ser sujeito de seu conhecimento.

Referência Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Este documento traz todas as referencias e orientações pedagógicas para a implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças que deve oferecer e experiências que contribuam para construção da cidadania e que sigam os seguintes princípios:

-Meio social em que vive situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança compreendendo como parte de integração de educar.

2.2. PASSO2

Título: Escola Municipal Marcos Adriano Comemora Dia dos Pais

Disponível em:http://www.novauniao.ro.gov.br/noticias/item/91-escola-municipal-marcos-adriano-comemora-dia-dos-pais

Acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com