TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADO AO TOC

Por:   •  17/3/2017  •  Resenha  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADO AO TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

O transtorno Obsessivo Compulsivo era considerado uma doença rara a alguns anos atrás e realmente na década de 50 estudos confirmavam essa teoria. Mas depois de um extenso estudo americano os psiquiatras passaram a dar mais atenção a este transtorno que hoje é considerado o quarto transtorno psiquiátrico mais comum. O TOC, ao contrário da maioria dos transtornos ansiosos, como o de ansiedade e transtorno do pânico que são mais frequentes em Mulheres, atinge igualmente homens e mulheres, atingindo mais precocemente os homens.

Estudos realizados em vários países encontraram uma semelhança muito grande dos sintomas em todas as culturas e regiões.

De acordo com Del-Porto – Ver Bras Psiquiar (2001;23(Supl II):3-5)

Rituais de lavagem, preocupação em demarcação de limites (fechar portas, janelas, não pisar em riscas, saltar sobre divisões nas calçadas etc), obsessões e compulsões de ordem simetria, colecionamento, medo de impulsos agressivos e sexuais, escrúpulos morais, exagero do sentimento de responsabilidade (e a culpa subsequente), exagero do sentimento de fragilidade (medo de doenças e contaminações), pensamento mágico (em que o pensar equivale a agir), necessidade de anular magicamente as “consequências” dos pensamentos obsessivos

O paciente com TOC, tem um sentimento de estar continuamente incompleto. O obsessivo tem uma impossibilidade muito grande de resistir e chegar ao fim desses impulsos. Os rituais de repetições são sempre os mesmos, ele está em constante tormento. Segundo Staley et al, a doença é universal e provavelmente tem o mesmo substrato biológico. A semelhança dos sintomas mesmo em diferentes regiões geográficas faz supor que essa teoria realmente possa fazer sentido.

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) caracteriza-se primeiramente na ocorrência de obsessões e compulsões. Em muitos casos há varias obsessões e compulsões e não sintomas únicos, e muita das vezes os pacientes mudam de tipo de sintoma com o passar do tempo. Um sintoma menos conhecido é a lentidão obsessiva, em que o paciente ao contrário de repetir continuamente suas ações ele demora horas em tarefas diárias.

Muitos pacientes por medo ou vergonha conseguem restringir seus rituais e comportamentos, tratando-se em geral de uma doença secreta. O TOC é infinitamente diversificado em seus sintomas, o que pode acabar dificultando em seu diagnóstico. O transtorno envolve sempre medo fora de propósito, duvidas difíceis de se desfazerem e comportamentos repetidos que buscam um alivio passageiro.

Cada paciente reage de maneira diferente ao transtorno mesmo que ele tenha sintomas semelhantes, portanto deve sempre ser considerado a subjetividade de cada sujeito.

O conhecimento do curso de como se evolui o transtorno é muito importante para o prognostico. É preciso fazer uso de inúmeras variáveis para identificar, tratar e prever a evolução da doença. Estudos recentes tentam identificar o que interfere no curso e prognostico do TOC.

O TOC pode iniciar-se em qualquer época da vida, contudo observações de estudo confirmam que o TOC na maioria dos casos ocorre predominantemente na infância, na adolescência e no começo da idade adulta. Alguns estudos divergem de que o inicio precoce do transtorno pode agravar a evolução da doença, outros estudos comprovam que não a relação entre início precoce do transtorno e piora da evolução. Há uma certa demora em identificar a doença e em procurar tratamento, o que muitas vezes pode ser a causa de uma pior evolução do transtorno. Fatores emocionais (de maior exigência) e psicológicos também podem estar associados ao desencadeamento da doença.

Todos os estudos feitos relacionado ao TOC, identificaram que a doença tende a se instalar de forma crônica e é de baixa remissão completa. Estudos recentes examinaram o impacto dos inibidores de receptação de serotonina e da abordagem comportamental no tratamento e constataram que muitos pacientes podem esperar melhoras no decorrer do tempo.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com