TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Provas Piagetianas

Por:   •  6/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.565 Palavras (23 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

As Provas Operatórias Piagetianas, estão em um recurso avaliativo, pois é utilizado na pratica pedagógica e nos estudos clinico. No sentido em analisar o desenvolvimento cognitivo de uma criança que corresponde a sua faixa etária. Ao cursa a disciplina de Psicologia III, do Curso de Graduação em Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos inicias da Educação Básica, é Ofertado pelo Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina-(UFCG) Campus- Cajazeiras, Centro de Formação de Professores-(CFP), em que nos foi apresentado tal recurso citado no qual foi trabalhado com crianças dos anos inicias do Ensino Fundamental I, ressaltando que devido a pandemia fizemos apenas com duas crianças.

Com a autorização do responsável e que ficaram presente durante as atividades que foram realizadas. Então aplicamos as sete Provas Piagetianas de conservação e classificação com crianças de faixa etária de 6 a 9 anos de idade. Para cada prova confeccionamos os materiais que foram usados e reservamos a sala de sua casa com um mesa pequena para aplicação das atividades.

Deste modo o nosso relatório contém como objetivo e descreve e caracterizar toda a experiência que envolve as aplicações das setes atividades, em que é definida pelas Provas Piagetianas.

 Pois esse trabalho define-se os materiais utilizados e seus objetivos é desse modo que podemos destacar o perfil de cada aluno de acordo com a teoria, em relação ao estágio de desenvolvimento cognitivo que corresponde a idade cronológica das crianças, tendo em vista as resposta referente a cada atividade e feitas as observações, mas segundo a Teoria para o desenvolvimento cognitivo para a idade dos alunos justamente estão no estágio operacional –concreto.

Baseando-se em pesquisas bibliográficas, com o intuito em busca fontes secundarias, para as análises e experiências, compreendemos que o nosso trabalho está enquadrado na abordagem qualitativa de pesquisa. Portanto é considerado o ambiente natural com explicação objetiva para coleta os dados. De acordo com os autores PRODANOV e FREITAS (2013), com essa técnica de observação participante e anotações foi escolhida por ser “[...] muito útil para a obtenção de informações mais do que perguntar então podemos constatar um comportamento’’ (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.103).

DESCRIÇAO DO CONTEXTO

Entre os dias 13 a 19 de maio de 2021, na Disciplina de Psicologia III na Teoria Psicogenética de Piaget, pois é desenvolvida no âmbito acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina grande-(UFCG), Campus- Cajazeiras, Centro Formação de Professores-(CFP), as aplicações que foram realizadas no período da tarde de Quinta-Feira do dia 13 e na Quarta-Feira dia 19 de maio 2021, com as criança uma com idade de 6 anos e a outra com idade 9 anos  de acordo com a cronológica do estágio em relação com as provas de conservação e classificação.

No entanto segundo Moraes (2018), é visto que existe diferentes Provas Piagetianas para cada faixa etária que permite as observações que são feitos na criança em diferentes níveis, pois é de grande importância as ferramentas de avaliação do desenvolvimento da criança, porém em nosso trabalho definimos que as provas de conservação e classificação tem as possibilidades que são avaliativas, na qual a pesquisadora ressalta:  

As provas para verificação da construção da estruturas de conservação avaliam se o sujeito conserva uma dimensão do objeto ante alterações em outras dimensões. As provas para investigação da construção da estrutura de classificação avaliam se a criança já adquiriu a noção de classificação, possibilitando “ao sujeito reunir simultaneamente objetos segundo suas semelhanças ou diferenças, pelo que se torna capaz de lidar com a composição aditiva de classes’’. (MORAES, 2018, p.244).

Antes de darmos início as aplicações das provas operatória mostramos ao meninos as atividades que havíamos preparados e os materiais dentre os quais se destaca as atividades. 1. Prova da Conservação de – Número; 2. Prova da Conservação- Volume; 3. Prova da Conservação – de massa; 4. Prova de Conservação – de Comprimento; 5. Prova de Classificação – de Dicotomia (Mudança de Critério); 6. Prova – Classificação Inclusão de Classes; 7. Prova de Seriação – de Bastonetes.

Atividade 1. Nomeada Prova da Conservação de Número, tem como material: 16 fichas de borrachudo cortados em círculos, sendo que 8 fichas azuis e 8 fichas vermelhas, 6cm de diâmetro. Portanto o objetivo desta avaliação é avaliar a percepção da criança em frente aos objetivos em diferentes cores e posicionamentos em linhas paralelas. Através desta avaliação é plausível analisar e ter a noção de quantidade na visão do aluno participante.

Atividade 2. Nomeada Prova da Conservação de Volume, tem como material: 2 copo descartáveis médio iguais, 1 copo estreito e mais alto e 1 copo largo e mais baixo. Portanto o objetivo desta avaliação é avaliar a conservação do liquido em que a criança deve consiste e reconhecer que o espaço ocupado pelo liquido não varia, em qualquer forma que for ingerido o liquido

Atividade 3. Nomeada Prova da Conservação de Massa, tem como material: dois blocos de massa de modelar sendo em diferentes cores azul e amarelo. Portanto o objetivo desta avaliação é analisar se a criança o alcance de perceber a constância de massa adição e remoção.

Atividade 4. Nomeada Prova da Conservação de Comprimento tem como material: fio flexível de fitas em cores e tamanhos diferentes. Portanto o objetivo desta avaliação é de analisar se a criança tenha o alcance de perceber o cumprimento dos fios, na forma de seu comprimento relativamente a sua flexibilidade.

Atividade 5. Nomeada Prova de Classificação Dicotomia (Mudança de Critério), tem como material:  2 círculos pequenos azuis (4 cm), 2 círculos pequenos vermelhos (4 cm), 2 círculos grandes azuis (6 cm) - 2 círculos grandes vermelhos (6 cm), 2 quadrados pequenos azuis (4 cm) - 2 quadrados pequenos vermelhos (4 cm), 2 quadrados grandes azuis (6 cm) - 2 quadrados grandes vermelhos (6 cm) e 2 caixas baixas iguais para separação dos grupos. Portanto o objetivo desta avaliação é avaliar a criança ao fazer a separação dos objeto s por cores, formas e tamanhos.

Atividade 6. Nomeada Prova de Classificação – Inclusão de Classes, tem como material: 5 maças (frutas de plásticos) e 2 bananas (frutas de plásticos) de mesmo tamanho. Portanto o objetivo desta avaliação é analisar se a criança cumpre a realização de inclusão de classes, apenas fazendo observação o todo e a parte.

 Atividade 7. Nomeada Prova de Seriação – de Bastonetes, tem como material: 10 bastonetes de 10 cm a 14,5 cm (0,5 cm de diferença entre eles) e 1 anteparo (caixa rasa). Portanto o objeto desta avaliação é verificar se a criança tem a noção em altura e tamanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (494.1 Kb)   docx (358.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com