TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Étnicas e de Gênero

Por:   •  20/8/2023  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Ao considerar que a cultura seja o elemento crucial para que o indivíduo tenha uma percepção ampliada dos fenômenos sociais, um dos autores estudados na nossa disciplina considera a cultura como um fenômeno natural. Quem é este autor? Apresente brevemente a sua concepção e nos aponte duas possibilidades, uma negativa e uma positiva, em relação a sua teoria. Faça isso sinteticamente, em NO MÁXIMO 6 LINHAS (Valor: 3,0 ponto)

R: Edward Burnett Tyler, considera que tudo que é produzido pelo homem como seus costumes, seus hábitos, sua crença, moral, lei, arte  e toda e qualquer capacidade seja um fenomeno natural, Para Tyler cultura independe de hereditariedade biológica, pois para o mesmo cultura é todo conhecimento adquirido pelo homem  enquanto membro da sociedade. Um exemplo negativo seria o patriarcalismo que gera um sentimento de superioridade sobre a mulher, um positivo seria o respeito entre os diferentes, isso não possibilitaria o racismo por exemplo.

  1. Explique sinteticamente o determinismo biológico e geográfico, apresente dois exemplos e os seus respectivos efeitos em caso de aplicação prática MÁXIMO 6 LINHAS (Valor: 2,0 ponto)

R: O determinismo biológico é caracterizado por sua herança genética, acredita-se que o gene ou algum componente fisiológico controla o comportamento humano; Exemplo: Asiáticos são mais inteligentes, negras são melhores no esporte. Já o determinismo geográfico diz que o homem é influenciado pelo meio em que vive, através do seu comportamento e cultura; Exemplo: Pessoas que vivem na favela se tornam criminosas, todos os baianos são preguiçosos.

Efeitos: Preconceitos diferentes em cada situação pré-determinada.

  1. Sobre a mestiçagem induzida pelo conceito de eugenia, se pode afirmar que haviam duas categorias: Eugenia positiva e negativa. Comente as categorias em NO MÁXIMO 6 LINHAS (Valor: 3,0 pontos)

R: A questão da eugenia positiva relaciona-se a estimulação de casamento de pessoas para uma procriação sáudavel, não sobrando brechas para o oposto, tendo desta maneira uma boa reprodução. No caso da negativa, trabalhava-se com o contexto de evitar a união entre as diferentes raças, trabalhando além da proibição, com o chamado racismo científico, que estimulava pessoas de raças distintas a não se casarem.

  1. Na semana da semana de Arte Moderna de 1922, a figura do mestiço foi exaltada e se sabe que naquele período o Brasil atravessava um momento em que se perseguia uma identidade nacional. Quais são as reais implicações para a população negra? MÁXIMO DE 6 LINHAS (2 pontos).

R: Mesmo com um contexto Europeu que ainda costurava o Brasil no dado momento e um contexto ainda dessa questão se figurando na participação, o momento era de atravessamento, sendo assim, buscava-se romper com algo construído no inicio do século XX importado da europa, contemplaram-se artistas de diversas áreas, buscava-se abrasileirar através das artes, buscava-se  uma identidade nacional a partir de sua arte e cultura. Sendo assim, se buscava romper com o início do século XX, pode se dizer que trazia mesmo que repleto de deficiência algo positivo a população negra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com