TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sugestões de Interatividade

Por:   •  3/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade A professora Joana e as sugestões de interatividade

A professora universitária Joana Silveira leciona uma mesma disciplina nas modalidades presencial e online. À boca pequena, ela revela aos seus colegas docentes mais próximos que sente-se triplamente insegura na modalidade online porque:

1. Não tem habilidade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle adotado na universidade, mesmo tendo feito curso de atualização sobre as potencialidades desse AVA;

2. Não pode "administrar" a aprendizagem e sua avaliação a partir do "olho no olho" e do "vigiar e punir quando necessário", como o faz na sala de aula presencial;

3. Não sabe como realizar a mediação docente a partir das "sugestões de interatividade" recomendadas pela coordenação pedagógica do curso onde leciona sua disciplina

Joana Silveira participou do programa de formação continuada da sua universidade. Nessa formação ela se deparou com "sugestões de interatividade para docência presencial e online" que despertaram nela grande interesse. E chegou a pedir ajuda aos seus colegas de formação para traduzir as "sugestões" em aplicações práticas na disciplina que leciona.

Porém, deparou-se com muitas críticas à formação continuada oferecida pela universidade. Diziam que até mesmo seus professores-formadores não praticavam as tais sugestões de interatividade apresentadas a todos como "materialidade da comunicação capaz de promover soluções de qualidade na docência e aprendizagem, no presencial e no online".

As "sugestões de interatividade" apresentadas à professora Joana:

"Destacamos cinco sugestões de interatividade. São engajamentos do professor capazes de promover a superação da 'pedagogia da transmissão'. São cinco linhas de ação capazes de potencializar sua autoria nas salas de de aula presencial e online. São agenciamentos de comunicação que permitem ao professor contemplar o perfil do 'novo espectador' que emerge com a cibercultura, com a cultura digital na era dos blogs e redes sociais na internet. Essas sugestões podem promover uma modificação qualitativa da docência fundada na transmissão, no falar-ditar do mestre. Podem inspirar o professor à construção da interatividade entendida como prática comunicacional baseada na colaboração da emissão e da recepção na produção da mensagem e do conhecimento. São:

1. Disponibilizar múltiplas experimentações, múltiplas expressões promove oportunidades de trabalho em grupos colaborativos.

o Desenvolver o cenário das atividades de aprendizagem de modo a possibilitar a participação livre, o diálogo, a troca e a articulação de experiências.

o Utiliza recursos cênicos para despertar e manter o interesse e a motivação do grupo envolvido.

o Favorece a participação coletiva em debates presenciais e online.

o Garante a exposição de argumentos e o questionamento das afirmações.

2. Disponibilizar uma montagem de conexões em rede que permite múltiplas ocorrências

o Faz uso de diferentes suportes e linguagens midiáticos ( texto, som, vídeo, computador, Internet ) em mixagens e em multimídia, presenciais e online.

o Garante um território de expressão e aprendizagem labiríntico com sinalizações que ajudam o aprendiz a não perder-se, mas que ao mesmo tempo não o impeça de perder-se.

o Desenvolve, com a colaboração de profissionais específicos, um ambiente intuitivo, funcional, de fácil navegação e que poderá ser aperfeiçoado na medida da atuação do aprendiz.

o Propõe a aprendizagem e o conhecimento como espaços abertos a navegação, colaboração e criação, possibilitando ao aprendiz conduzir suas explorações.

3. Provocar situações de inquietação criadora

o Promove ocasiões que despertem a coragem do enfrentamento em público diante de situações que provoquem reações individuais e grupais.

o Encoraja esforços no sentido da troca entre todos os envolvidos, juntamente com a definição conjunta de atitudes de respeito à diversidade e à solidariedade.

o Incentiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com