TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  22/6/2017  •  Artigo  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 9

AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.

Thiago Carvalho da Silva Sena Barros[1] 

Wálisom de Lima de Almeida[2]

Resumo: Este artigo tem como objetivo levantar alguns questionamentos a respeito do ensino-aprendizagem de matemática, fazendo uma breve reflexão sobre as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem da disciplina e a formação e pratica pedagógica do pedagogo como professor de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O método da pesquisa foi bibliográfico tendo como principais autores RANGEL (1992) e FERREIRA; FREITAS (2014). A análise dos dados foi feita de acordo com referencial teórico.

Palavras-chaves: Ensino. Aprendizagem. Pedagogo. Anos Iniciais.

INTRODUÇÃO

        Falar em dificuldades de ensino aprendizagem de matemática é fácil, uma vez que se trata de uma disciplina mais complexa que as demais que compõem o currículo escolar, e que a qualidade das aulas na formação de professores nos cursos de pedagogia, são relativamente baixas. Isso se torna preocupante, pois sabemos que são os pedagogos que lecionam nas series inicias, que além de ser de extrema importância na vida do educando, é a base para as demais series da educação básica.

        Pode haver que alguns professores deem ênfase a alfabetização, que se sentem pressionados que seus alunos estejam lendo, e acaba mesmo que inconscientemente as questões matemáticas em segundo plano. Levando em conta a importância das aptidões matemáticas a serem trabalhadas nos anos iniciais, a proposta desse estudo é identificar quais as principais dificuldades que o pedagogo pode enfrentar quando for lecionar nos anos iniciais e as dificuldades que os alunos podem ter diante o conteúdo a ser apresentado.

        Com relação ao estudo proposto, podemos levantar algumas questões para que possamos fazer uma reflexão sucinta: Quais as dificuldades os alunos podem apresentar? Como identifica-las e resolver a situação? Quais alternativas podem ser sugeridas ao educador?  Por meio desse estudo pretendemos buscar um conhecimento maior sobre o assunto. Derivado de pesquisas bibliográficas, leituras e discussões das mesmas, evidenciando o posicionamento de alguns autores.

I – AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA

        O tema dificuldades no aprendizado em matemática é algo bem comum que ouvimos relatos desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Nesse contexto podemos pensar em alguns causas e motivos que isso acontece. Como: O problema está no sistema de ensino? Os alunos são desinteressados? Os professores desmotivados? O que leva o aluno a se sobressair em outras disciplinas e não conseguir aprender a matemática?

        São muitas perguntas e interrogações, e talvez possa não existir uma única resposta ou um único fator. Mas várias suposições que podem ser projetadas no aluno, como a falta de atenção, as habilidades mentais, as organizações, a atividade perceptiva motora. Enfim, podem ser fatores responsáveis pelas diferenças de aprendizagem de disciplinas diferentes.

        É importante ressaltar que devemos buscar compreender si a dificuldade do aluno está relacionada somente no processo de aprendizagem em matemática ou se o mesmo ocorre em outras áreas de conhecimento. Portanto deve se fazer um diagnóstico com toda a turma e em casos específicos onde se observa que o aluno não está se desenvolvendo como os outros colegas, para observar, quais a diferença quanto aos conceitos, execuções e habilidades desenvolvidas na disciplina.

        Trata-se de saber se os que apresentam essas dificuldades de aprendizagem alcançam seu conhecimento matemático de maneira distinta, daqueles que não apresentam, ou se adquirem esse conhecimento da mesma forma, todavia com um ritmo diferenciado.

“A dificuldade de aprendizagem é definida e observada quando o aluno não consegue acompanhar o ritmo normal de aprendizagem comparada com o restante do grupo. No Brasil, as dificuldades de aprendizagem estão diretamente relacionadas à evasão e ao fracasso escolar, com alto índice de reprovação. Sua definição vai muito além dessas questões e dos fatores, pois essas são oriundas tanto de fatores intra-escolares (práticas pedagógicas inadequadas) como extraescolares (condições socioeconômicas). Outro fator é a falta de motivação do aluno. ” (COSTA; BELFORTE, 2009, P.1)

A aprendizagem em matemática assim como em qualquer outra disciplina envolve as experiências vividas pelos alunos, até a conclusão da educação básica proposto pelo sistema educacional brasileiro. Porém está concentrado basicamente no desenvolvimento cognitivo desse aluno. A partir disso uma primeira sugestão seria conhecer os alunos, saber sobre sua vida, suas experiências, identificar os conhecimentos que ela já tem.

O ensino de matemática nas séries iniciais não leva em conta suas experiências diárias, nas quais estabelece relações de semelhanças e diferenças entre objetos e fatos, classificando-os, ordenando-os e quantificando-os. Assim, o ensino torna-se distante da realidade, a criança é induzida a aceitar uma situação artificial, sem significado para ela. (RANGEL,1992, p.17)

Ao chegar na escola a criança já possui muitos conhecimentos prévios, e hoje com o avanço da tecnologia, de fácil acesso, desde um simples dvd, até um celular com internet, essas as crianças já possuem bastante autonomia. Então como se aproximar desse aluno, conhecer seus limites e também o que ele pode alcançar com sua ajuda ou não. Se os limites dela não forem respeitados ela poderá não ter condições de corresponder os objetivos que o professor almeja atingir. Onde pode surgir as dificuldades na construção do conhecimento.

II – A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMATICA

Como já foi dito anteriormente, nos anos iniciais do ensino fundamental são muitos os desafios de ensino-aprendizagem, o profissional formado em pedagogia é o responsável por esse processo. Este profissional é responsável pelo o início do processo de formação dos alunos dos anos iniciais, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, a matemática obviamente é uma delas. Falaremos então das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem, principalmente do papel do pedagogo, nos anos inicias do ensino fundamental no ensino de matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (304.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com