TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As inteligencias multiplas

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

Portfólio da Metodologia das Matérias Pedagógicas

Aluna: Vanessa Batista Morais

Código: 1129142

Curso: Pedagogia                                             Série: 7° Período

Tutora: Ivete Vieira Livotto

Data: 12/03/2015

O presente tema tem por objetivos abordar a seguinte temática:

“Como o educador pode utilizar as múltiplas inteligências traçando planos e

conteúdo que contemplem a todos, colaborando no desenvolvimento e aprendizagem de cada educando?”

  A teoria das Inteligências Múltiplas estuda o desenvolvimento de diversas habilidades, onde o indivíduo dispõe de graus variados de cada tipo de inteligência. Pessoas possuem habilidade ou alguma capacidade que parecem ser maiores do que outras.

  Segundo Howard Gardner, psicólogo americano que estudou neurologia e dedicou-se ao estudo do desempenho profissional de pessoas que haviam sido alunos com déficit de aprendizagem. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Dessa forma, ele passou a indagar sobre as avaliações escolares, cujos critérios não incluíam a análise de capacidades, tão importantes na vida dos indivíduos. Suas descobertas pôs-se abaixo a teoria do psicólogo Alfred Binet de 1900 que estruturou o conceito sobre a inteligência e sua medida, onde eram percebidos apenas dois tipos de inteligência: a verbal e a lógico-matemática e que para medir essas inteligências era utilizado testes de Q.I. (Quoeficiente Intelectual), fazendo com que todas as escolas se modificassem para acolher essa descoberta. Assim, uma pessoa pode ter maior facilidade com algumas ações ou conteúdo do que outros.

  Todas as inteligências são muito importante na vida do ser humano, é através delas que as pessoas desenvolvem sua criatividade, seja ela lenta ou mais desenvolvida, mas cada um tem a sua capacidade de produzir seus objetivos.  

   Os educadores bem como a escola, de forma geral, precisaram passar por períodos de reciclagem a fim de buscar novas formas de trabalho, que constituam no respeito à integridade do indivíduo, bem como as formas de avaliar os educandos, através do discernimento e da sensibilidade, proporcionando aos mesmos fazerem trabalhos individuais, em grupos, pesquisas e participação nas aulas.

 Agora podemos falar um pouco de cada tipo de inteligências múltiplas que são:

[pic 1]

  1. Inteligência lógico-matemática: O indivíduo tem capacidade de desenvolver sua habilidade com o raciocínio, resolvendo problemas matemáticos com números, símbolos, projeções geométricos e também como: cálculos físicos, química, engenheiro etc.
  2. Inteligência Linguística: O indivíduo tem habilidade desde seus dois anos de idade, já tem capacidade desenvolvida antes de frequentar a escola. O indivíduo tem capacidade em dominar idiomas, consegue organizar frases de forma clara e objetiva, tendo uma grande habilidade em ensinar, explicar, aprender, transmitir, além de lidar na forma escrita ou falada, com a linguagem de forma integrada e mais criativa.
  3. Inteligência corporal cenestésica: Está relacionada às pessoas que possuem habilidades de utilizar o corpo inteiro para expressar emoções  , para interpretar, para jogar, enfim, usar a linguagem corporal de forma altamente especializada. Ex:  atletas, artistas, mímicos, jogadores.
  4. Inteligência Espacial:  O indivíduo tem capacidade para perceber o mundo visual e espacial localizando mapas, gráficos e diagramas. A criança vive, brinca e cria o seu próprio imaginário com a imagem mental. Geralmente são arquitetos, artistas plásticos etc.
  5. Inteligência Musical: O indivíduo tem habilidade de reconhecer padrões sonoros, ritmos, tons. Sensibilidade a sons ambientais como vozes e instrumentos, bem como seu manuseio. Geralmente são: compositores musicistas, cantores etc.
  6. . Inteligência Interpessoal: refere-se o indivíduo que constrói relações com outras pessoas, tendo habilidades de interagir com outras, entendê-las e interpretar seu comportamento. Sabem identificar desejos, motivações, expectativas de outras pessoas. Ex.:líderes, políticos, professores, religiosos e gerentes.
  7. Inteligência Intrapessoal: pode ser sentida por todos quantos vivem bem consigo mesmos e mostram forte autoestima e autoconhecimento para orientar o próprio comportamento. Possuem também capacidade de autocontrole (superação de impulsos instintivos). Aparece em pessoas otimistas, que respeita seus valores morais e princípios. Essas pessoas identificadas como filósofos, psicólogos e outros.
  8. Inteligência Pictórica: refere-se às pessoas que se expressam através da arte, do desenho ou imagens gráficas. É bastante notada nas crianças não alfabetizadas, por meio das garatujas conseguem definir tudo sobre seu mundo. Essas pessoas identificadas são: pintores, artistas gráficos e desenhistas.
  9. Inteligência Naturalista: São indivíduos que possuem habilidades em identificar e classificar padrões da natureza. São pessoas que comunicam com as plantas e animais. Estão relacionadas nesse tipo de inteligência os ecologistas e pessoas que preocupam com a natureza e as plantas.
  10. Inteligência Espiritual ou Existencial: refere-se às pessoas que se preocupam e formulam perguntas á respeito de tudo relacionado ao universo em geral. Procuram compreender o sentido da vida e da morte, do amor e do ódio, com capacidades para se aprofundar na descoberta do sentido de uma obra de arte ou de questões filosóficas.
  11. Inteligência Emocional: essa inteligência está relacionada ao equilíbrio perfeito das inteligências pessoais (intra e inter).  A “empatia” é sua palavra de ordem, pois somente quando nos colocamos no lugar do outro é que podemos sentir suas reais emoções e assim, auxiliar ou educar os problemas relacionados a ela.

   As inteligências múltiplas enfatiza a importância de não ver a inteligência como uma ideia unidimensional, mas que cada indivíduo possui habilidades básicas em todas elas, como parte de nossa bagagem genética, sendo que certas capacidades podem vir a ser mais acentuadas que outras, devido aos estímulos oferecidos para tal desenvolvimento.

Desenvolvimento:

  Cabe a nós educadores organizar atividades diferenciadas com objetivos e práticas de ensino relacionado ao desenvolvimento da criança, pois, cada um apresenta um tipo de inteligência múltipla. E essa atividade vai contribuir trazendo conhecimentos abrangentes ao dia-a-dia do aluno no seu mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com