TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional das práticas políticas públicas: possibilidades de luta e resistência

Por:   •  27/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da leitura do artigo “As novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional das práticas políticas públicas: possibilidades de luta e resistência”, destaca-se como objetivo principal compreender como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), na Educação Básica e, além disso, na Educação Superior, na qual pode ser constituído como ferramenta de combate e oposição ao regresso e políticas que atacam o sistema público de ensino brasileiro. Além disso, ainda é destacado os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Podemos começar falando de como o uso das TDIC é muito importante para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e ampliação da formação cultural de professores e estudantes. Na qual é utilizada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais que tem como objetivo a comunicação, o acesso e a expansão de informações, produzindo conhecimentos e resolvendo problemas. Porém, além de tudo é importante ressaltar que a TDIC passa por algumas dificuldades, como a falta de investimento de recursos para a educação pública, na qual garantem o acesso, a estabilidade dos estudantes e o uso de materiais inovadores e tecnológicos. É de suma importância a oferta de cursos e programas de formação de professores para que possa ter a capacitação necessária para esses profissionais da educação. A tecnologia é considerada aos PCN e ao CNE como indispensável para a construção do conhecimento, tanto para o aluno quanto para o professor e é um recurso necessário para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Por fim, para que haja um trabalho colaborativo entre os educadores utilizando e explorando as TDIC para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes é necessário o enriquecimento do cenário de conhecimentos científicos e pedagógicos. Enfim, é no tempo e espaço dos cursos de licenciatura que os alunos precisam de condições para repensar outros conhecimentos, experiências e vivências que estão baseadas no conhecimento científico, bem como a criação e inovação no processo de uso de tecnologias para efetuar uma prática social significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com