TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva sobre a História da Cidade de Santo André

Por:   •  13/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Discursiva sobre a história da cidade de Santo André

Essa atividade foi feita com base na metodologia de pesquisa, sobre os “os primeiros tempos” da cidade. Foram pesquisados documentos encontrados no museu de histórias da cidade de Santo André, localizado na Rua Senador Fláquer, centro da cidade. Essa pesquisa é realizada em fontes secundárias, visto que, não temos nenhuma pessoa viva, que ainda possa relatar os fatos originários da cidade, na época em que eles aconteceram.

As fontes documentárias que fazem parte desta pesquisa são uma compilação de relatos extraídos dos livros de alguns historiadores, que estão à disposição da população para livre consulta no museu da cidade.

A vila de Santo André da Borda do Campo se ainda existisse, completaria, no ano de 2003 450 anos. Sua vida foi curta, apenas sete anos, até a transferência do núcleo para a vila de São Paulo de Piratininga. No entanto, esta história inicial está presente na atual Santo André, que comemora seu aniversário no dia 8 de abril, data da instalação da vila de Santo André da Borda do Campo. Além disso, há um símbolo instalado no Paço Municipal da cidade: a estátua de João Ramalho, entregue, ao município, pela colônia portuguesa durante as comemorações do IV Centenário da fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo, em 1953.

Com a chegada de Martin Afonso de Souza, a história passou a ser melhor documentada. João Ramalho, conhecedor de caminhos do litoral, da serra do mar e dos campos do planalto paulista foi guia de Martin Afonso em sua viagem aos campos de Piratininga (atual região de São Paulo e do Grande ABC). Nesta viagem, tentou persuadir Martin Afonso a fundar uma vila no local onde morava, conhecido como Borda do Campo. Esse pedido foi negado, sendo também proibida a subida para o planalto pois, a prioridade da colonização portuguesa naquele momento, era direcionada ao litoral.

Na década de 50 até a década de 70, ocorreu um grande movimento de expansão e grande concentração de indústrias no grande ABC, e com os investimentos estatais e o capital estrangeiro, houve grande crescimento no setor automobilístico, mecânico, metalúrgico e de material elétrico. Santo André passou a abrigar várias indústrias de autopeças.

Dos anos 80 até hoje, houve uma diminuição no campo metalúrgico e automotivo, as indústrias de transformação deixaram de vir para o ABC, por outro lado, graças à melhoria na infra estrutura da cidade, com melhores estradas, pavimentação, saneamento básico, com grande crescimento da indústria imobiliária, temos no total quatro shopping centers em Santo André, e também temos os melhores hospitais da região do ABC, várias faculdades e universidades.  Com a mudança das empresas para outras cidades e São Paulo, Santo André também ganhou a característica de cidade dormitório, ou seja, a maioria de seus habitantes só dormem na cidade, mas precisam viajar todos os dias para São Paulo e municípios vizinhos para trabalhar.

Bibliografia consultada:

BARBOSA, Newton Ataliba Madsen, São Bernardo a verdadeira mãe dos paulistas – subsídios para estudo de sua história, mimeo., 1971.

MONUMENTOS DA SERRA DO MAR, Guia do patrimônio cultural, 2ª ed.

        Departamento do patrimônio Histórico/Eletropaulo, São Paulo, s.d.

PAULISTÂNIA, número especial comemorativo do aniversário da fundação de São Paulo, jan-fev de 1951.

SANTOS, Wanderley dos. Antecedentes históridos do ABC Paulista: 1550 – 1892,

        Prefeitura de São Bernardo do Campo, 1992.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com