TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar IIIl”

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

AUCIDÉA RODRIGUES VIDAL                RA: 6942009564     5º Semestre

JANE MARIA ALVES FREITAS                RA: 7310551295     5º Semestre

MARIA CECÍLIA R. DE FREITAS          RA: 6942009600     5º Semestre

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar IIIl”, sob orientação do professor-tutor – Samanta Fernandes.

TABOÃO DA SERRA

2015


SÚMARIO

Introdução ..............................

Etapa 01 .................................

Etapa 02 .................................

Etapa 03 .................................

Etapa 04 .................................

Considerações finais ..............

Referências bibliográficas ......

INTRODUÇÃO 

               

Etapa 01

Etapa 02

MEIO AMBIENTE

O projeto se baseia na importância do cidadão em reconhecer, valorizar e preservar o meio ambiente que deve ser iniciada desde a infância. A introdução desse tema torna-se necessária para a formação de cidadãos mais conscientes.

        Em seu artigo, Hansen, apresenta muito bem a importância da educação ambiental demonstrando que o tema não é:

 “objeto de preocupação de uma única disciplina, mas, numa perspectiva Inter e multidisciplinar, busca desenvolver o ser humano por meio de estratégias que instiguem sua percepção, raciocínio e expressão produzindo comparações, análises e sínteses, novos conhecimentos a partir de sua realidade, da sua vivência.”

O aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, recursos naturais finitos, má destinação de lixo, entre tantos outros conceitos e expressões reiteradamente utilizadas na mídia e nos meios acadêmicos de uma forma geral para referir-se a um só problema: a ação do homem sobre o Meio Ambiente esta transformando nosso Planeta em um local perigoso para a vida de um modo geral.

Obviamente, esta temática deve ser permanentemente trabalhada em todos os espaços, dentro e fora da escola. Porém, decidimos que iniciaríamos com o Projeto Meio Ambiente para poder aprofundar conceitos e expressões que têm se feito presentes na vida dos alunos através da televisão, jornais, filmes, conversas em família e outros espaços por onde circulam.
          Como professoras e professores, precisamos capacitar nossos alunos. Após terem as ferramentas necessárias, os alunos poderão tomar uma posição sobre as questões relacionadas ao Meio Ambiente, e a partir dessa posição, agir como cidadãos e cidadãs para mudarem o que julgarem que está errado. Acreditamos que, urgentemente, a Escola deve impulsionar esta mudança.

Explorando a curiosidade infantil o tema pode ser abordado de maneira a propiciar a vivência de situações reais de maneira a fixar melhor o conteúdo.

Etapa 03

Áreas de Conhecimento

Conteúdos

Habilidades

- Além de abranger vários conteúdos na área de Ciências, podemos trabalhar também diversas áreas.

- Sugestão de atividades a serem desenvolvidas com os educandos:

Matemática - Estudar e interpretar as contas de água e luz, bem como algumas formas de mudar a rotina para reduzi-las e economizar água e luz.

Português - Textos e interpretações sobre o Meio Ambiente 

Ciências e Arte - Boneco Ecológico 

Visita ao Horto Florestal

Criação de espaços ambientais

Implantar horta na escola

Implantar um ponto de coleta seletiva na escola

- Os conteúdos abordados serão variados desde preservação do meio ambiente com foco na água, gerenciamento da água como recurso natural, conhecimento do ciclo da água e sua interação com a natureza/sociedade, conhecimento dos malefícios da poluição, cuidados para preservação do meio ambiente e da água, conhecimento de como conviver em harmonia com a natureza. Entre esses conteúdos serão abordados a poluição da água, o uso da água no dia a dia e o uso consciente da água.

- Textos e interpretações de Português sobre o meio Ambiente.

- Confecção de um boneco ecológico em Artes.

- Os alunos poderão vivenciar os temas abordados com visitações a hortas, criação de mudinhas individuais, visitação ao zoológico, aos parques, ao aquário, além de atividades de separação de lixo, uso econômico dos recursos da natureza (água) e do debate sobre o uso dos recursos naturais e como conviver da melhor forma com a natureza.

- Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade;

- Estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade, promovendo relações entre elas, no esforço de romper as barreiras que fragmentam o conhecimento, os professores e os alunos;

- Composição dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da questão ambiental;

- Homogeneização das informações ambientais aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem;

- Fazer do aprendizado fonte de prazer e de saber significativo, promovendo no aluno e no professor vontade de ensinar e aprender;

- Mostrar à comunidade escolar o quanto os alunos podem produzir coisas maravilhosas, interessantes e inteligentes, aumentando a autoestima dos estudantes e também de seus pais, mães, responsáveis, vizinhos, etc.

- Através da mostra dos trabalhos, trazer a comunidade escolar para dentro da Escola para admirar, conhecer e interagir de forma positiva com a produção de saberes que se dá dentro da Escola;

 - Fazer a relação sempre necessária do saber desenvolvido na Escola com a realidade, buscando tratar da questão do Meio Ambiente no entorno da Escola, em seus diversos aspectos, indo do local (bairro) ao global (mundo) dentro do mesmo tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (181.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com