TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “PSICOLOGIA”

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

FILOSOFIA

DANIELLA MESSIAS T. FERREIRA PIRES RA: 81.74754299

JANAINA APARECIDA DOS SANTOS FURLAN RA: 77.00608742

MARIANGELA DAS NEVES RA: 79.83704241

MÁRCIA APARECIDA MAZINI RA: 81.42759965

THAIS POLIANE DE OLIVEIRA T. DA SILVA RA: 20.33006617

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “PSICOLOGIA”, 1º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância JOECIMARA MIQUELINO

ALVES PRETY.

RIBEIRÃO PRETO

OUTUBRO/2013

Objetivo da Atps: Desenvolver uma atitude crítico-reflexiva em relação aos problemas educacionais encontrados na realidade social. Levando o futuro professor a uma compreensão global do problema educacional, abstraídas as variações de espaço e tempo.

Reconhecer a reflexão e a prática da filosofia como instrumento fundamental para a compreensão do processo educativo e a educação ambiental.

Etapa 1

A busca do conhecimento, do questionamento, do pensamento; A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar. Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidade amigável - racional. O conjunto desses atos é o que podemos chamar de filosofia.

A Filosofia, como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Por ser uma disciplina ‘aberta’, especulativa, onde não existem métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada.

Disciplinas como história, matemática, biologia e física apresentam métodos (às vezes até mais de um), caminhos ou fórmulas para que se possa alcançar a resposta de determinada pergunta, uma única resposta certa para a questão a ser solucionada. A escola, por sua vez, tem como uma de suas funções transmitirem conteúdos que o aluno possa aplicar em uma determinada profissão, mascaradamente algumas escolas trabalham seus conteúdos apenas para que seus alunos sejam aprovados em determinados vestibulares, esquecendo que não menos importante, ela (escola) tem o dever de desempenhar também sua outra função que é ‘’abrir a mente’’ do estudante para que ele possa saber lhe dar com os problemas do cotidiano de forma correta, buscando entender, procurar e conhecer caminhos morais para suas inquietações; pensar e questionar, ao invés de aceitar tudo que lhe é imposto; ter a vontade de saber o porquê das coisas.

Assim, podemos concluir que a filosofia, por proporcionar a busca pelo conhecimento, torna os indivíduos mais pensantes e cedentes pelo conhecer, pelo questionar. E justamente por ter essas características torna-se uma matéria em que as autoridades sentem certo receio em cumpri-la no currículo escolar. Sua importância é notória para grade curricular em escolas, pois a filosofia já está presente no ser humano desde os primeiros passos, mais quase sempre precisa de um pequeno ‘empurrão’ de alguém (educador) para tornar-se evidente. Podemos sim dizer que a filosofia é uma disciplina especulativa, por isso, simplesmente colocá-la na grade escolar não é o suficiente, é preciso ter educadores competentes para saber transmitir ao aluno o desejo de querer saber, de buscar entender. 

Percepções em relação a vídeo (reportagem sobre as condições precárias de escolas públicas) e ao texto (a sala de aula do futuro), mostram dois lados bastante opostos no Brasil das condições em que se encontra a escola, o ensino, aquilo que deveria ser o alicerce onde professores, educadores e alunos se reúnem e/ou deveriam se reunir para transmitir conhecimentos, experiências. Essas mídias também nos mostram dois métodos de ensino, um onde o estudante basicamente estuda para obtenção de nota, obtenção de um certificado, e conclusão de série; Outro, onde o aluno busca inúmeras matérias, experiências para complementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com