TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada de Jogos e Brinquedos na Educação Infantil.

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3
  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ANALISE DA OBSERVAÇÃO DO FAZ - DE – CONTA

A criança observada chamava-se Jhennifer Lavinne Bittelli pereira, tem 5 anos de idade e o faz-de-conta observado foi uma brincadeira de bonecas na qual Jhennifer era uma professora e suas bonecas era os alunos, Jhennifer estava imitando a professora da sua escola, pois se identificara por Conceição que segundo a sua mãe é assim que se chama a professora de Jhennifer, no faz-de-conta desta criança pudemos perceber que ao transferir o contexto social em que vive ela imita um fato bastante presente nos adultos a “ordem” percebemos este fator importante quando ao interagir com as bonecas Jhennifer se impõe dizendo “todos sentados” ou “Paulo sente-se direito”. Além de fingir  ser outra pessoa, ela  brincava sozinha com suas bonecas, como suporte da brincadeira além das bonecas utilizava quadro negro e giz, usava salto alto de sua mãe, batom e um crachá. Assim segundo Edda Bomtempo:

[...] A interpretação do papel do adulto pela criança é uma forma original de simbolização. A criança passa do brinquedo cujo conteúdo básico é a reprodução das atividades dos adultos com objetos para o brinquedo cujo conteúdo básico torna-se a reprodução das relações de adultos entre si ou com crianças [...], a criança reproduz do adulto ou do contexto social, por tanto a observação da criança em relação ao adulto é observá-lo e imitá-lo.(Kishimoto,1996, p.63)

Portanto a respeito da observação feita em campo pode-se perceber que o faz de conta faz parte da imaginação da criança onde o ponto principal é a representação  e que para essa criança o faz-de-conta é uma verdade que para ela é real, ou seja, para ela não é apenas uma representação, pois ela faz da brincadeira o seu mundo e se envolve com ele.

  1. O FAZ-DE-CONTA

         O faz-de-conta é marcado pela imaginação da criança é nele que a criança pode ser tudo o que possa imaginar e se assim o desejar, pode imitar o pai, a mãe a professora, médicos, policiais, animais dentre outros, portanto podemos dizer que o faz-de-conta ajuda de forma significativa na vida das crianças e é através da representação do contexto social que ela conhece o mundo de seu jeito à sua maneira mais conhece.

Segundo Kishimoto (1996) a brincadeira de faz-de-conta também conhecida como simbólica, de representação de papeis ou sociodramática, é que deixa mais presente a situação imaginária. Ela surge com o aparecimento da representação e da linguagem, em torno de 2/3 anos, quando a criança começa a alterar o significado dos objetos, dos eventos, a expressar seus sonhos e fantasias e a assumir papéis presentes no contexto social. (KISHIMOTO, 2001, P.39)

  1. O FAZ-DE-CONTA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Segundo Kishimoto (2001) a brincadeira é o lúdico em ação. O que entendemos por isso é que ao brincar a criança se envolve com a brincadeira e a transforma, mudado muitas vezes o sentido da brincadeira com o mesmo brinquedo.

Como vimos na matéria de Jogos e Brinquedos na Infância a brincadeira lúdica tem por objetivo proporcionar as crianças o prazer em brincar, e é através deste prazer pelo o aluno no processo de brincar que acreditamos que o faz-de-conta pode fazer parte do contexto escolar para ajudar na aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com