TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

Edneia Gomes Duarte RA:7329514835

Isilda Paula Fukano RA:7154534266

 

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância Leandra Maria Luana Navarros.

 .

SÃO CAETANO DO SUL

2013

Introdução

Conforme orientações da atividade, de reflexão e de discussão em grupo chegam ao resultado desse plano de aula.

Onde que com a entrevista nos fazem refletir sobre o porquê da avaliação, ela só tem o propósito de avaliar?Ou tem o intuito de ensinar algo para o educando ou para o educador?

Esperamos que tenhamos chegado ao objetivo, como será visto a seguir.

 

PLANO DE AULA

Público alvo:

Crianças de seis meses á um ano de vida, Educação Infantil, berçário.

Total em sala de aula: vinte alunos, sendo composto por treze meninos e sete meninas.

Vamos disponibilizar de caixas de sapatos encapadas com papel colorido, com folhas de jornal e de revista.

Perfil da nossa turma:

As nossas crianças que estão nesta faixa etária já se sentam, algumas já engatinham, outras já ficam somente em pé e ainda outras já dão alguns passinhos.

O nosso tema será caixa surpresa, onde usaremos caixas de sapato, por serem proporcionais ao tamanho das crianças; visto que uma maior ficaria desconfortável para o manuseio, pois suas mãozinhas e braçinhos não alcançariam os objetos dentro da caixa. Foram usadas quatro caixas.

Tempo de duração:

Uma semana (cinco dias), será apresentada a quatro crianças por vez, onde será explorada durante aproximadamente vinte minutos ou enquanto houver interesse.

Tema da aula:

Caixas surpresa

Justificativa:

Por meio das explorações sensório-motoras, bebês e crianças pequenas acumulam um conjunto considerável de experiências. Segundo Bassedas, Hurguet e Sole algumas capacidades perspectivas (visão, audição, olfato, gustação e tato) é a base para o desenvolvimento, posterior de todas as capacidades e que permita ter contato com o mundo e com as pessoas que lhe rodeiam.

Através de repetições destas experiências as pequenas crianças ampliam suas possibilidades de investigações e curiosidades acerca dos ambientes em que estão inseridas.

Portanto destas considerações é importante promover momentos que proporcionam prazer e alegria no contato em atividades relacionadas a situações de sensações. Neste sentido de acordo com Piaget, a principal fonte de conhecimento que está nas ações.

Objetivos da aula a ser planejada:

Nosso objetivo é que cada criança, durante e após a atividade seja capaz de pegar, apertar, segurar cada objeto, e que venha acostumar-se com formas e texturas diferentes.

A proposta é realizar a atividade individual e em duplas, avaliar o comportamento e os diferentes tipos de ação nas duas situações.

Durante todo o procedimento a crianças serão orientadas, com frases de incentivos, cantigas de incentivos, em tom de brincadeira.

A atividade será realizada em um canto da sala de aula com todas as outras crianças observando (as que estivessem acordadas) despertando assim a curiosidade, e interesse de participar.

O objetivo é que toda participe que reconheça, durante a avaliação dos objetos manipulados.

Conteúdo previsto para a aula:

Apresentação da caixa surpresa.

Procedimentos de Ensino e Método:

Será composta por quatro caixas de sapato encapadas com folhas de jornais ou folhas de revistas contendo imagens e bem coloridas. Onde esta caixa terá um no orifício central, contendo dentro bolinhas e texturas, tais como: bolinhas murchas, bolinhas com guizos, bolinhas lisas, áperas, encapadas com tecidos ou plásticos, dados, cones.

Serão utilizadas quatro caixas durante a experiência,

Recursos de ensino:

Esta atividade será realizada em um canto da sala, onde será forrado com tatame; as caixas estaram encapadas com folhas de revistas, jornais e algumas com folhas coloridas. Estaremos em duas pessoas sendo: a professora e uma auxiliar.

As caixas ficaram no chão a primeiro momento a esperas das crianças.

Avaliação:

Durante há primeira semana aproximadamente cinqüenta por cento deles ainda procuravam a caixa, e se interessavam em por a mão dentro, procurando os objetos.

Avaliamos que eles seguravam e balançavam os objetos com certa intimidade e segurança.

Nesta experiência e com essa sala foi observada que os meninos tinham mais prazer em destruir a caixa antes de tirar os objetos; enquanto as meninas esforçavam para tirar os objetos de dentro.

O resultado em dupla foi muito interessante os dois queriam a caixa ao mesmo tempo, porém ficavam olhando o outro para enfiar a mão primeira.

Foram usadas quatro caixas de sapato durante a experiência, pois a cada dia a caixa e os objetos eram destruídos por eles.

Todos queriam desembrulhar os objetos, curiosas com a textura e o barulho da forração as formas dos objetos.

Recursos materiais:

Caixas de sapato encapadas com folhas de revistas ou jornais, folhas coloridas.

Bolas ásperas, lisas, outras encapadas, bolas murchas, cones.

Método da Descoberta

Propõe aos alunos uma situação de experiência e observação utilizando o raciocínio indutivo.

Método este que enriquece a experiência concreta do aluno.

O método da descoberta surgiu com o movimento chamado de educação progressiva originada no final do século XIX.

Neste método o professor não transmite os conceitos e formas prontas, ele cria situações de ensino,quando o aluno observa,manipula materiais, experimenta e faz descobertas. Esse método é também chamado da Descoberta.

O papel do professor é o de facilitador do processo da Descoberta e aprendizado. Sua presença é fundamental instrução clara, acompanhamento contínuo.

Neste método o erro encarado como sendo educativo, o aluno aprende a partir deles. Diante dos erros cometidos, o professor identifica o problema e planeja uma forma de solucionar o problema, criando novas situações para clarear suas idéias, ajudando o aluno a estabelecer relações entre o novo conjunto de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (165.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com