TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Gestão em Educação

Gisele Bressani Ferreira RA 393581

Luzia Marcia dos Santos Silva de Souza RA 401166

Rosangela de Barros Pasquotto RA 393624

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Gestão em Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância.

Araçoiaba da Serra

2015


INTRODUÇÃO

Na elaboração deste trabalho iremos compreender o processo de formação de gestores educacionais ao longo da história da educação brasileira, e a sua implicação no cotidiano da escola.

 Compreender a existência dos programas que visam a melhoria da gestão educacional da Educação Básica.

Pesquisas sobre a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico).

Compreender o que significa desenvolver uma gestão democrática na escola, e o que é uma gestão participativa.

 


Gestão Educacional Brasileira e Sua Implicação no Cotidiano da Escola.

Logo após a promulgação da Constituição Brasileira (1988), houve grandes transformações em várias esferas, principalmente no plano educacional, onde passou a se desenvolver novas ideias associadas a um ensino significativo, interdisciplinar e que luta pela busca da qualidade com o objetivo principal, a formação crítica participativa do cidadão.

Essas novas transformações e discussões deram origem a novas literaturas jurídicas, que visam princípios pedagógicos atualizados com o novo modelo de sociedade. Entre elas estão a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB 9.934/96), Parâmetros Curriculares de Ensino Médio e Ensino Fundamental (1999), Plano nacional de Educação (Lei 10.172)2001), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD – Decreto nº91. 542, de 19/08/1985).

Com essas mudanças o conceito de Gestão Escolar é de extrema importância para uma escola que atenda as atuais exigências da vida social, que consiste em formar cidadãos críticos, com competências e habilidades que facilitem a inserção social.

Gestão Escolar costuma se classificar em três áreas que funcionam interligadas, são elas: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa e Gestão de Recursos Humanos.

Gestão Pedagógica: suas funções se encontram no Regimento Escolar e no Projeto Político Pedagógico (PPP), com objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.

Gestão Administrativa: Cuida da parte física e institucional da escola.

Gestão de Recursos Humanos: Lida com os recursos humanos da instituição.

Esses três tipos de gestão não podem ser separados, devem atuar integralmente para garantir a organização no processo educativo. Para isso é necessário que gestores e educadores se reeduquem no sentido de criar novas formas de participação na escola pública. Formando redes de falas e registros, ações e intervenções. Surgindo assim novos movimentos de participação baseando-se na participação democrática do dialogo entre as partes.

Para isso são necessários quatro funções, para organização e desenvolvimento institucional, planejamento, organização, direção e avaliação.

O planejamento resulta no Projeto Político Pedagógico (PPP); a organização resulta na racionalização do uso de recursos humanos, físicos e financeiros; direção e coordenação estão relacionadas com todas as atividades de coordenação e de acompanhamento do trabalho das pessoas, do cumprimento das atribuições de cada membro da equipe, avaliação e do desempenho; a avaliação põem em evidencia as dificuldades surgidas das praticas diárias, e visa o melhoramento encontrando meios de superação.

Toda escola necessita de uma estrutura de organização interna que pode se apresentar como estrutura básica para todas as unidades de ensino, como: direção, conselho escolar, setor técnico administrativo, setor pedagógico, corpo docente e instituições auxiliares (APM, GREMIOS).

O verdadeiro papel do gestor educacional escolar para a modernidade é o de por em prática as leis existentes, tendo por finalidade desenvolver um espaço onde os educando possam vivenciar com plenitude a democracia, acarretando assim benefícios a construção de um currículo próprio da escola, que provoque uma permanente formação dos profissionais envolvidos juntamente com o fortalecimento da escola na comunidade onde está inserida. Sendo um exemplo de democracia para a sociedade, pois dessa forma estará preparando cidadãos para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.


Pesquisa sobre o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar ajustados com a proposta e a concepção da educação escolar de qualidade social, proporcionando aos gestores a apropriação constante de novos conhecimentos, e de meios e recursos pedagógicos e tecnológicos para aperfeiçoar as atividades nas escolas, bem como a relação com a comunidade local.  A partir do oferecimento de cursos de formação a distância (EAD).. 

Foi iniciado em 2005 com o curso piloto de extensão escolar, ofertado pelo INEP. Em 2006 passou a ser coordenado pela SEB/MEC, dando inicio ao curso de pós-graduação em gestão escolar. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais oferecer cursos de: Especialização em gestão escolar, Especialização em coordenação pedagógica e Aperfeiçoamento em gestão escolar.

O curso de especialização em gestão escolar abrange a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com