TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Extensão de Compêtencia

Por:   •  26/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: JACKELINE SILVA MANZINI                                           RGM:29326800

CURSO: PEDAGOGIA                                                                                        

AP - Atividade de Aprofundamento

Vimos neste conteúdo acerca da Extensão Acadêmica algumas diretrizes e modalidades que podem contribuir durante seu percurso formativo. Pensando nisso, elabore um texto digitado de, no mínimo, 400 palavras a partir das seguintes questões:

  1. Quais são as maneiras pelas quais a experiência em projetos de extensão pode ser relevante para sua futura carreira profissional?

   A extensão universitária é uma ferramenta de produção e aplicação de conhecimento produzidos na Universidade em articulação com extensão de ensino e pesquisa gerando transformação social, além de ser uma ponte entre o mundo acadêmico e a comunidade, ela difundi o âmbito social e as conquistas resultantes da criação cultural da pesquisa cientifica e tecnológica gerados pela Universidade e estimula o discente a  colaborar com a comunidade a qual está inserido ou seja um avanço na sua compreensão em torno do complexo formativo.

Atuar em um projeto de extensão permite que o aluno ganhe preparação para sua futura profissão por meio de prestação de serviços à comunidade, além de conhecimento mútuo entre as partes, levando os conceitos e aprendizados adquiridos no ambiente acadêmico a comunidade, também proporcionando para o aluno nova experiência que agregará na vida pessoal e profissional do mesmo.

Participando ativamente da extensão o estudante colocará em evidencias suas qualidades e que destacará como profissional, desenvolvendo suas habilidades comunicativa, criativa para resolução de problemas e a experiência no trabalho coletivo, buscando aprimoramento na sua vida acadêmica que será valorizada nos processos seletivos para ingresso no mercado de trabalho. Realizando soluções que são adequadas ao contexto da comunidade, será de extrema contribuição ao aluno, pois ele terá melhor aproveitamento das disciplinas, ampliando sua visão do processo formativo, tornando-o mais capacitado em relação aos conteúdos curriculares, competências e habilidades.

  1. Como a prática extensionista pode destacar suas qualidades como um profissional socialmente responsável?

        A prática extensionista enriquece a formação acadêmica e pessoal, engloba a experiência de popularização da ciência, realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que contribui no enfrentamento de questões sociais, através de ações na intenção de contribuir com construção de uma sociedade politicamente mais democrática sustentável, com isso nós como discente temos que sair de nossa zona de conforto e passamos a ter contato com a realidade ao redor permitindo a criação de uma consciência cidadã, desenvolvendo empatia e responsabilidade social.

Quando vivenciamos essas experiências o surgimento das problemáticas, projetos e as necessidades da comunidade assistida propiciam o aprimoramento das nossas qualidades, contribuindo na maneira de como encaramos outras situações sociais, de forma que afeta nosso caráter com isso promove o crescimento e amadurecendo como ser humanos tornamos mais altruísta, comunicativos, inovadores e responsáveis socialmente. Essa influência estabelece uma relação de reciprocidade entre a Universidade, aluno e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento e realizando mudanças significativas nos cidadãos que a integram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com