TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de aprofundamento jovens e adultos

Por:   •  30/11/2016  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprofundamento Unidade II

Antigamente no período entre 1920 e 1940, a taxa de analfabetismo era mais elevada entre as mulheres do que os homens, pessoas de 15 anos ou mais. Atualmente, o censo de 2000, as mulheres apresentam índices mais elevados que os homens em todos os grupos de idade abaixo de 45 anos, no grupo a partir de 45 anos, os homens continuam levado vantagem. E a uma grande desigualdade também entre negros e brancos. Á também os deficientes físicos, mentais, e pessoas cumprindo penas em penitenciarias.

Estimativas mais recentes sobre alfabetização de jovens de 15 a 29 anos, que a cerca de 137 milhões de jovens analfabetos no mundo, sendo que 85 milhões deles são mulheres.

Está claro que a diversidade social, racial e sexualidade tem relação com o analfabetismo, um exemplo é de um estudo realizado pelo IPEA em 2005, que diz que nos anos de 1987 até 2003, que a proporção de negros fora da escola foi maior do que brancos. Os negros tiveram mais dificuldade de ingressar, frequentar e permanecer na escola. A parcela de negros que nunca foi à escola foi de 3%, contra 1% de brancos.

Por isso, é necessário priorizar nas políticas publicas, em especial, na política educacional, questões étnico-raciais, de gênero, de geração, de sexualidade a fim de conseguirmos ampliar as análises no campo da Educação de Jovens e Adultos, amplia para além dos aspectos socioeconômicos que a cercam, atribuindo novos significados no debate que une diversidade, inclusão, cidadania e democratização da sociedade.

BIBLIOGRAFIA:

Fonte material didático:

SANTIAGO, Profa. Dra. Rosemary Aparecida. Políticas e Questões Atuais da EJA: Juventude, Gênero, Diversidade Étnico-cultural, Educação Inclusiva e Prisional In: . Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas – Unidade II. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com