TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica supervisionadas

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

POLO PARATY – RIO DE JANEIRO

PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Angela Cristina Ross de Mattos - 354516

Angélica Cristini de Souza Monteiro - 369862

Cleide Lúcia do Rosario – 364567

Maria Aparecida de Souza- 366351

ORGANIZAÇÃO  E ESTRUTURA DO ENSINO BRASILEIRO

PROFESSORA:  Ma.

PARATY  – RJ     PUBLICAÇÃO EM  ??????

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidade  de discorrer sobre a Organização e a Estrutura do Ensino Brasileiro em todas as esferas de Governo.

Para tanto foram abordadas as atribuições do Ministério da Educação- MEC ,órgão que tem entre outras diretrizes, a função de  conceber e coordenar ações de apoio à Educação Básica e que busca promover uma reflexão sobre políticas que respeitem os direitos dos sujeitos que estão na escola, compreendendo-os como seres humanos que vivenciam seus tempos em ciclos de vida e , para tanto tem debatido sobre a infância na Educação Básica .

Outro tópico de nossa pesquisa foi a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração com matrícula obrigatória a partir dos 06 anos de idade a partir da  Lei nº 9.394/1996 – LDB. Foram apresentadas as vantagens e as desvantagens dessa ampliação , pois ainda há muito  que se planejar e estudar para que , com esta medida, melhorem as condições da equidade e de qualidade da Educação Básica.

Com a implementação do Art.62  da Nova LDB , que dispõe sobre a formação em Nível Superior  do Docente do 1º segmento do Ensino Fundamental , a União , os Estados e Municípios , vem firmando parcerias e investimentos no acesso aos  Cursos Superiores Presenciais e a ampliação da oferta dos Cursos Superiores Semipresenciais e  à Distância . O número de  Instituições privadas que também estão investindo nesse nível de formação, vem aumentando significantemente em todo o país. Toda essa mudança nos trouxe uma problemática que alcançou diretamente o Professor do 1º segmento das Escolas Estaduais . O Professor que se habilitou em Cursos de Licenciatura foi reaproveitado no 2º segmento e aqueles que já estão próximos de aposentar e não concluíram uma graduação ,estão sendo remanejados para funções técnico-pedagógicas ou administrativas.

(1ª ETAPA – CLEIDE) ?

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS

As crianças e jovens de 7 a 14 anos , cerca de 97% , encontram-se  matriculadas no Ensino Fundamental, de modo que muitos sistemas de ensino, tanto estaduais quanto municipais, já passaram a adotar o Ensino Fundamental de 9 anos. Trata-se de um processo já desencadeado que tende a crescer. Dados do censo escolar de 2003 indicavam a existência de 3.900,000 alunos matriculados no Ensino Fundamental de nove anos.

        A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos , constitui uma política nitidamente comprometida coma inclusão e a equidade.  Crianças oriundas de segmentos mais desfavorecidos da sociedade são as que têm em geral maior dificuldade de acesso ao processo de escolarização na faixa etária de seis anos.

Como o primeiro contato com a escrita dessas crianças muitas vezes ocorre apenas ao ingressar na escola , se deixarem de ser atendidas nessa fase e entrarem na escola apenas aos sete anos, certamente estarão em situação de desvantagens em relação as demais crianças de seis anos no Ensino Fundamental . Isso provoca uma serie de indagações sobre o que e como se deve ou não ensinar nas diferentes áreas do currículo.

É na singularidade e não na padronização de comportamentos e ações de cada sujeito, nas suas interações com o mundo sociocultural e natural, que o aluno vai tecendo os seus conhecimentos. O Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, como um dos primeiros espaços públicos de convivência, é onde tudo isso começa.

A escolarização, nesse período, tem como principal objetivo a preparação do aluno para sua inserção no mundo adulto, no mundo do trabalho e no exercício da cidadania. É de suma importância que todo professor desse período de escolarização , esteja comprometido com a função social dos conhecimentos trabalhados nessa etapa.

Acredita-se ser uma vantagem alfabetizar crianças aos seis anos de idade. A nível internacional crianças são alfabetizadas ate mesmo antes dos 6 anos. Aprender a ler e escrever são desafios , mas esta fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças aprenderem de forma lúdica, na contação de historias e acessos aos livros infantis. Introduzir e estimular a criança no mundo social valorizando oportunidade de interação para que ela construa conhecimentos. As desvantagens estão nas escolas e profissionais despreparados para atuar nesta área tão delicada. É preciso o professor desprender de métodos antigos e trabalhar atividades corporais, noções espaciais e coordenação motora que são habilidades relevantes para desenvolver a oralidade e posteriormente a escrita.

Cada série ou fase do Ensino Fundamental terá uma carga horária anual de 800 horas com no mínimo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar. As atividades escolares devem ser desenvolvidas diariamente, numa jornada mínima de quatro horas. Entende-se como aula, as atividades curriculares envolvendo professores e alunos realizados na sala e em outros espaços da escola e da comunidade como: biblioteca, laboratório, quadra de esportes, pátios, jardins, espaços culturais outras escolas etc.

Para nós, a qualidade do ensino e valorização dos professores são faces da mesma moeda. Esta questão está imensamente ligada às condições de trabalho dos professores e às condições de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados do IDEB evidenciam o papel dos professores e a necessidade de avançarmos em políticas que assegurem a melhoria na educação brasileira.

 A proposta do Ministério da Educação ( MEC ) é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade.

 O problema não está na quantidade de seis anos, mas na qualidade dos mesmos. Seria necessária uma ampla reestruturação na forma de ensino e na qualidade dos professores. 
“Educar é ter esperança no futuro... educar é semear com sabedoria e colher paciência... educar é ser garimpeiro que procura os tesouros do coração”.                                                                            ( Augusto Cury )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (323.3 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com