TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades práticas supervisionadas (ATPS)

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]Faculdade Anhanguera do Taboão da Serra

                                Curso de pedagogia matutino. 4°/5° semestre

                           Atividades práticas supervisionadas (ATPS)

 

                             

                              Disciplina: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa                                                                                                                  

                              Professor: Jeter 

                                                   

                                                     

                          Maria Izabel Santos Cunha             RA: 6268239488

                          Barbara Luiza Araújo silva            RA: 1589937241              

                          Alciene Aparecida Freitas               RA: 6582337743

                          Débora Carla Pereira M. Faim        RA: 6889392181                          

                 

                     

                                                    Taboão da Serra 

                                                                         

                                       Introdução  

       

           Neste trabalho vamos apresentar as quatro habilidades da língua materna, que são: ouvir, falar, ler e escrever. Com a interação destas habilidades o objetivo maior é a comunicação e que o processo de alfabetização da criança através da leitura e escrita é uma condição que está fundamentada e integrada na vida social, onde educadores sabem que alfabetizar não é uma tarefa nada fácil, mas, que exige dos profissionais competências e habilidades no seu trabalho pedagógico.

          Também vamos falar sobre o tratamento da oralidade e da escrita no ensino da língua portuguesa, e que deve ser levada ao aluno como meio de expansão das possibilidades do uso da língua e também dos PCN.        

Etapa 03                                  

                          As Habilidades da Língua Materna

          São quatro habilidades da língua materna que usamos para nos comunicar (Ouvir, Falar, Ler e Escrever). Com essas habilidades, fazemos uma combinação entre elas em um processo de interação. Quando você “escuta” uma aula, uma reunião ou até mesmo uma palestra, você está interagindo de alguma forma: ou sinalizando com o rosto se você concorda ou não, ou fazendo anotações destacando o que acha mais importante... o mesmo acontece quando nós lemos, falamos e escrevemos. Estamos sempre em interação.

O ouvir: a língua materna (ou língua nativa) é a primeira língua que a criança aprende. A primeira experiência da criança com a língua se faz pela audição, seguida de vocalizações, e é pelo convívio familiar que ela adquire o conhecimento da linguagem oral, por isso a importância dos pais de: ler histórias, brincar, cantar, conversar... Sempre com seus filhos desde o nascimento, para que a criança tenha conhecimento com a fala, e que o papel da escola é ensinar a língua padrão, em suas habilidades oral e escrita, para isto, a criança ou até mesmo o adulto, precisa aprender a escutar, ou seja, prestar atenção para a compreensão oral.

O falar: a criança não fala tudo o que ouve, mas só fala a partir do que ouve. O desenvolvimento da linguagem verbal é progressivo e constante. Para a aquisição da fala é preciso que a criança esteja em contato com a língua falada ao seu redor, ou seja, familiares, professores... A linguagem falada requer interação.

O ler e escrever: a criança ou o adulto aprende primeiro a ler e depois aprende a escrever. Ler e escrever não são habilidades naturais, precisam de aprendizagem especial. Para aprender a ler e escrever, é necessário um esforço social, geralmente adquirida através da escolarização alguns anos após o nascimento.

                                 

                                       A importância da leitura

       A leitura que se for estimulada de maneira correta, se faz capaz de desenvolver o imaginário da criança, criando pessoas desenvolvidas socialmente, críticas, questionadoras, de amplo conhecimentos, por isso, a importância da leitura.

      Considerando-se esses aspectos, o ensino de estratégias de leitura abre novas perspectivas para uma potencialização da leitura, possibilitando aos alunos ultrapassarem dificuldades pessoais e ambientais de forma a conseguir obter um maior sucesso escolar. Essas podem e devem ser ensinadas nas séries iniciais do ensino fundamental. O professor exerce um papel de grande importância ao propiciar não somente a aprendizagem em leitura, mas também ao propor modelos técnicos e procedimentos que proporcionem a compreensão em leitura.

          As estratégias de leitura que professores podem ensinar é focar a atenção dos alunos nas ideias principais, perguntar aos alunos questões sobre seu entendimento para ajudá-lo na sua compreensão, relacionar o conhecimento prévio dos alunos com nova informação; professores podem treinar os alunos a usarem essas estratégias e técnicas de maneira mais efetiva, utilizar reforços positivos verbais e de escrita com os alunos que apresentam baixa compreensão.

Etapa 04

A língua portuguesa deve ser levada ao aluno como meio de expansão das possibilidades de uso de uma língua, já conhecida e denominada em sua variedade oral.  Ao trabalhar a oralidade em sala de aula, é preciso respeitar a variedade de língua do aluno, pois a exposição oral requer uma autoestima, caso ao contrário se criticar ou dar risadas, este aluno, provavelmente terá muita dificuldades para se expor, é tipo um trauma para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com