TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didática

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

 PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Aline Vilani        _________  RA: 7938707703

Francisca Maia__________  RA: 7982707763

Lívia de Mello_________      RA: 7373565203

Nathalia Bruni_______          RA: 7981708966

Tutora Presencial: Valéria de M. Cartoce

Taboão da Serra/SP

     Maio/2015

Introdução

O trabalho com projeto pedagógico veio para reformular a educação visando o melhor aprendizado dos alunos, despertando neles a curiosidade e a tomadas de decisões, fazendo que haja uma interação entre alunos, professores, administrativos, pais e comunidade.

Projeto é uma nova visão para o processo de aprendizagem.

O brincar como o direito da criança, onde ainda hoje vemos a exploração do trabalho infantil, decorrente da fome, miséria e a mortalidade infantil, e de um outro lado crianças com um poder aquisitivo melhor deixando de ser criança para entrar em um mundo de compromissos e horários extra curriculares impostos pelos pais.

Etapa 1 Passo 2

Trabalhos com Projetos Educativos

A educação baseada em projetos é uma forma de fazer com que a educação envolva o aluno e professor, os recursos disponíveis inclusive as novas tecnologia e toda a interação que acontece no ambiente escolar, um ambiente criado para que os alunos desenvolvam a sua autonomia, a sua construção do conhecimento em todas as áreas, é através dos projetos pedagógicos o aluno busca, pesquisa, compreende, representa e resolve uma situação problema.

È uma nova forma de aprendizado, que ocorre por meio de interação cabendo ao professor provocar essa tomada de consciência, direcionado, acompanhando, participando, intervindo quando houver necessidade e avaliando.

Trabalho com projetos pedagógico, é estar revisando continuamente, refletindo, reelaborar durante sua execução, é um processo de construção participação e cooperação.

O professor que esta a frente de um projeto pedagógico respeita os diferentes estilos e ritmos de um trabalho de cada aluno, desde a etapa de planejamento, escolha do tema e a problemática a ser investigado, os dois aluno e professor são parceiros na aprendizagem.

O professor é o mediador, é ele que vai ajudar o processo em desenvolvimento, criando um ambiente de confiança, respeito, encorajamento a reconhecer seus conflitos e a descobrir suas potencialidades, levando eles a descobrirem através de seus erros e acertos, também o professor trabalha com projetos pedagógicos está aprendendo junto com seu aluno e também reconhece seus erros e limitações em busca de resolver e concluir seu projeto.

Maria Elisabeth Bianconcine nos diz que para transformar o sistema educacional é preciso que a reciprocidade extrapole a sala de aula e envolvam todos que constituem a comunidade escolar, dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores onde a escola se encontra.

O atendimento das crianças precisou ser repensado na universidade São Paulo com o decorrer do tempo, e com as necessidades precisou criar um projeto pedagógico que garantisse a aprendizagem, além do desenvolvimento afetivo, físico, e o cuidado com a higiene, e a alimentação das crianças.

Foi criados projetos de interação das crianças de varias faixas etárias, criando pequenos e grandes grupos que se trabalhava ao ar livre, interagido com todas as crianças com rotinas flexíveis, que estavam sempre abertos às mudanças.

Um projeto muito interessante foi o da escola Balão Vermelho que trabalhou a reciclagem e a coleta de lixo, fazendo com que os alunos, professores e comunidade interagissem de uma forma agradável de aprendizagem, que levou a conscientização com cuidado e a preservação do meio ambiente.

A educação de jovens e adultos (EJA) também passou a trabalhar com projetos pedagógicos, que veio para ampliar a comunicação e o letramento, trabalhando com a realidade deles.

Em Salvador uma escola publica utilizou trabalhos com projetos para trabalhar o seu cotidiano e os acontecimentos sociais existentes.

O projeto que foi desenvolvido no centro de educação infantil municipal em Caraguatatuba resolveu trabalhar com projetos pedagógicos com crianças de 0 a 6 anos, que despertou o interesse das crianças, trabalhando com guache, frutas coloridas e com as cores do arco íris, projeto esse que foi desenvolvido juntamente com a família.

O projeto do aquário despertou nas crianças o interesse pelos cuidados dos animais, e da natureza.

Trabalhar com projetos é uma nova forma de educar, de interação, de respeito e de aprendizagem.

Etapa 3 passo 2

O projeto Folclore oferece:

Conhecimento

Conteúdo

Habilidades

Português

Textos,livros,atividades impressas

Espera-se que o aluno compreenda leitura de textos, e o ambiente de cada personagem e a moral das histórias.

Matemática 

Situações problema,gráfico,tabela

Compreender a utilização do calendário e cálculos associados ás situações problemas (adição e subtração)

História

Texto informativo sobre o significado do folclore e as lendas dos personagens

Compreender o significado desta data, o resgate das histórias, desenvolvendo a noção da consciência histórica.

Geografia

Texto informativo sobre do resgate de como é contada o folclore em cada região do país 

Compreender o relacionamento dos homens com os personagens folclóricos, o que deu origem e por que surgiu cada personagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com