TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Didática

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

Curso de Pedagogia

Didática e Práticas de Ensino

Fabiana Jordão de Oliveira Nobrega RA 6929431706

Joyce dos Santos Freitas RA 6500247807

Luzivane Alves Silva Viana RA 6570106092

Márcia Lima de Menezes RA 6505278519

Sandra Maria da Silva RA 7125493607

Viviane Cristina da Silva Costa RA 6953482732

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, 3º semestre, sob orientação do professor-tutor Noemi Maria da C. Oliveira.

Taguatinga

2014


Brinquedos e Brincadeiras

Nome do projeto: Brinquedos e brincadeiras

Público alvo: 3º ano do Ensino Fundamental I

Instituição: Escola classe 62 de Ceilândia Norte DF

Justificativa: Sabe-se que a atividade lúdica proporcionada pelos jogos e brincadeiras ajuda a desenvolver a imaginação e exige tomada de iniciativas, desafiando os alunos e sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através da ludicidade as crianças desenvolvem o seu raciocínio e constroem seu conhecimento de forma descontraída.

Objetivos Específicos: Desenvolver na criança a capacidade de observação do meio à sua volta assim como sua criatividade, as linguagens estéticas através dos jogos e brincadeiras. Compreender regras e sua funcionalidade e implicações em jogos e brincadeiras. Expor oralmente as regras dos jogos, relatarem acontecimentos em jogos e brincadeiras presentes no cotidiano, reconhecer e produzir oralmente jogos verbais como, por exemplo, trava línguas, parlendas, quadrinhos, poemas e canções. Ler e reler textos diversos. Preocupar-se com a segurança física própria e alheia em jogos e brincadeiras, tolerar as frustrações e compreender os números a partir da situação.

Cronograma: Tais atividades são realizadas uma vez por mês, com duração de uma a duas semanas de acordo com o desenvolvimento da turma. Como por exemplo:

1º dia:

Apresentação do tema; leitura do texto: jogando com o passado; interpretação oral e escrita: brincadeira escravos do Jó; atividades xerocopiadas brincadeira infanto; atividade xerocopiada “brinquedos mais caros e mais baratos”; produzir texto sobre o meu brinquedo preferido. Explicar título e introduzir parágrafo; brincadeiras com a turma (escravos de Jó).

8º dia:

Texto xerocopiado; interpretação oral e escrita; oficina de brinquedos; construir com eles barquinho de papel; bola de meia; sofá e poltrona com caixas e tecidos; ratoeiras.

Recursos utilizados: Livros didáticos, atividades xerocopiadas, dicionário, quadro branco, pincel, pipas, jornais, garrafas, folhas A4, meia, revista, caixa de sapato, tecidos. Eixos, oralidades, leitura e interpretação, produção de textos, análise lingüísticas, discursidade, textualidade normativas, aproximação do sistema de escrita alfabética.

Áreas contempladas: Língua portuguesa, matemática, história e ciências.

Diferentes Percepções

Visitando a escola e convivendo no ambiente escolar podemos analisar que ser educador não é tão fácil tem que ter jogo de cintura para que tudo de certo, quando o educador faz o que gosta que seja ensinar, transferir seu conhecimento.

No 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola Classe 62 de Ceilândia tem educandos com idades de 7 a 8 anos e tem na sala 4 educandos de 13 anos os quais tem um ensino especial  pois tem dificuldades na aprendizagem para os mesmos a educadora sempre da uma atenção a mais.

A relação entre o educador e os educandos é amigáveis, muitos educandos ainda chamam a educadora de tia. Na entrada para a o inicio da aula os pequeninos ficam em fila formando duas filas uma de meninos e uma de meninas, e ao entrarem sentam em carteiras organizadas em duplas. Todos se cumprimentam com uma boa tarde e assim começa a aula a educadora inicia os exercícios xerocopiados.

Os educandos fazem as tarefas, conversam, perguntam tirando suas duvidas a educadora sempre pronta a esclarecer e ensinar ficando mais tempo sentada com os educandos com dificuldades. As 14h30min têm o horário do lanche onde a educadora libera os educandos de dois em dois para lavar as mãos ao retornarem o lanche é servido e antes de começarem a comer tem uma oração para agradecer o alimento.

As crianças têm uma boa relação, se respeitam, observamos que tem uns educandos que formam grupos uns mais agitados que outros, os quais brincam juntos. Sempre tem um educando que pede para ir ao banheiro, logo outro pede também, mas só é liberado para ir quando o outro educando volta. Um educando se queixa de dor de cabeça outro com dor de barriga a educadora sempre atenta pergunta se há necessidade de ligar para os pais, mas logo eles dizem que não e volta tudo ficar bem.

Enquanto o resto da turma acaba a tarefa os que já estão com ela prontas começam a brincar em grupos com brinquedos que os mesmos fizeram como, por exemplo, bolinha de meia, sofá de caixa de fósforos e assim se distraem até o horário do intervalo que é às 15h20min, quando toca o sinal todos correm para o pátio brincam muito com os brinquedos da escola e às 15h45min retornam a sala, bagunçam e correm mais até a entrada da educadora que entra conta até três e todos obedecem ficando em silêncio.

Durante o intervalo teve um fato bastante interessante, um educando se machucou e o coleguinha foi até a cantina pegou uma pedrinha de gelo e colocou no machucado do outro, achei um gesto de companheirismo do colega.

Quando os educandos se acalmam a educadora le uma história, após a leitura fazem a interpretação sobre o que entenderam e fazem uma atividade xerocopiada, incrível como eles realmente prestam atenção, pois são pequenos, porém muito inteligentes.

As 16h00min têm uma musica bem suave em toda a escola considerada à hora do silêncio com a duração de uns sete minutos com um silencio extremo. Os educandos continuam fazendo os exercícios, tirando suas dúvidas até uns quinze antes das 18h00min que é o horário em que começam a guardar o material e assim aguardarem o sinal da saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (546.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com