TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Língua Portuguesa

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Variação lingüística: conceito. As variedades do português brasileiro/ preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.

Esta atividade é importante para que você compreenda melhor os temas objetos desta etapa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Consultar o livro-texto (PLT 493 GOMES, Maria Lúcia de Castro. Capítulo 2 – Variação Linguística. In: ___________. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IBPEX, 2007, p. 68-88) e após a leitura elaborar um resumo sobre o tema variação linguística, língua e fala, fatos linguísticos, as variedades do português brasileiro, o preconceito linguístico, a norma e o conceito de erro e o papel da escola no ensino da norma padrão. Deve ser um resumo, retomando esses conceitos, elaborado com a contribuição de toda a equipe.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar um mapa do Brasil com as regiões demarcadas. Verificar os falares das diferentes regiões (fazer uma legenda identificando a região e exemplificando com termos/vocabulário e expressões locais).

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um painel com os mapas legendados para apresentação em sala de aula em data a ser agendada, na qual cada grupo apresentará uma região específica para seus colegas e professor.

Assistir ao vídeo, disponível em: , acesso em: 04 nov. 2014, como sugestão para aprofundamento dos estudos.

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: O tratamento da oralidade e da escrita no ensino da língua portuguesa: usos e formas.

Esta atividade é importante para que você pesquise e pratique maneiras de se ensinar tópicos da Língua Portuguesa sob diferente abordagem.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler o capítulo 4 do PLT (PLT 493 GOMES, Maria Lúcia de Castro. Capítulo 4 – As habilidades da língua: tratamento didático. In: ___________. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IBPEX, 2007, p. 138-156) e elaborar um resumo dos tópicos principais. Reunir os resumos e coletivamente produzir um único texto para apreciação do professor em data a ser previamente agendada.

Passo 2 (Equipe)

Consultar o link, disponível em:

. Acesso em: 04 nov. 2014, sobre sequência didática.

Elaborar uma sequência didática para trabalhar com a poesia de Cecília Meireles (transcrita abaixo) no terceiro ano do Ensino Fundamental.

OU ISTO OU AQUILO (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!                                       Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares.                                                 É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares!                                       Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.                                 Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . . e vivo escolhendo o dia inteiro!                                                 Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo.                                                       Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com